Cultura

Cláudio Gomes expõe “Permita-se, Mulher”

Gil Vieira

Jornalista

Um total de 28 peças de arte da primeira exposição individual do artista plástico Cláudio Gomes “Art”, designada “Permita-se, Mulher”está patente, desde quinta-feira, no Shopping Avenida do Morro Bento, em Luanda.

30/03/2024  Última atualização 13H55
Artista mostrando uma das obras © Fotografia por: JOÃO GOMES| EDIÇÕES NOVEMBRO

A mostra pode ser visitada até ao dia 28 de Abril do ano em curso. Cláudio Gomes  rebusca a essência da mulher, que acredita ter sido perdida ao longo dos tempos com os arranjos da moda.

Segundo o artista, nos últimos tempos, as senhoras esqueceram-se do compromisso que têm para a edificação da sociedade, por se focarem mais na busca incessante pelo corpo perfeito.

Quando na verdade, considera o pintor, não interessar o tamanho do corpo ou a cor da pele, quando se trata em ser mulher, por ser, na visão do interlocutor, por si só, uma criação divina.

Para montar a exposição, Cláudio Gomes Art fez um estudo sobre a mitologia grega, com o objectivo de entender o percurso da mulher desde aquela época até aos dias actuais.

Na exposição, o artista teve o cuidado de respeitar as diferenças, como tons e melodias, e a ousadia de propor uma linguagem da cultura ocidental, mostrando que, brancas ou negras, gordas ou magras e baixas ou altas, são mulheres, e que nenhuma é melhor que a outra.

De acordo com o pintor, o que as diferencia são os valores, onde umas preferem valorizar o exterior em detrimento do interior.

Uma das obras apresentadas por Cláudio Gomes chama-se  "Athenas”, criada com a técnica acrílico sobre tela.  Na peça, o pintor aborda sobre a deusa da sabedoria da mitologia grega, Athenas, filha de Zeus, que tinha como valências o artesanato, Matemática e coragem.

Cláudio Gomes Art explicou que pintou Athenas por se tratar de uma figura retratada como guerreira e protectora da sua cidade, o que mostra a força da mulher.

Uma outra obra que foi apresentada chama-se  "Tons e Melodias”, criada, igualmente, através da técnica acrílico sobre tela.

Na obra, Cláudio Gomes Art retrata a capacidade da música e as diversas sensações que provocam no corpo humano. "Desenvolve a mente, promove o equilíbrio, gera a sensação de bem-estar, facilita a concentração,  raciocínio, fortalece a memória e aperfeiçoa a noção do tempo e o espaço”, explicou o artista plástico.

A exposição conta, igualmente, com a peça "Coração de Cristo”, que retrata o amor e a compaixão pregada por Jesus Cristo, onde deixou grafada nas escrituras do antigo e novo testamento, que devemos perdoar quem nos faz mal e amar o próximo como a nós mesmos.

Cláudio Gomes convidou para participar na exposição, o artista Davi Dombele, que apresentou as peças "A espera”, "Hieros Gamos”, "Kalumba” e "TubiaTwaMulambi”, e também, Josué Dombele, que exibiu "Serra da Leba”, "Lua Fria” e "A Noite na Baía”.

O artista explicou que a vontade de criar uma exposição individual surgiu há dois anos, mas por falta de condições financeiras não conseguiu materializar o sonho.

"Agora que já tenho as condições criadas, apresentei a exposição. Preparei com muito carinho, por isso espero que esteja a ser bem recebida pelos amantes da arte”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura