Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
A actriz Cláudia Púcuta participa a partir de hoje até 8 de Dezembro próximo, de forma presencial, na 2ª edição do Festival do Mar Vermelho (Festival Red Sea), que se realiza na cidade de Jeddaah, na Arábia Saudita.
Cláudio Púcuta é a vencedora da 2ª edição do Prémio Unitel Angola Move, na categoria de Melhor Actriz, pelo papel desempenhado no filme "Nossa Senhora da Loja do Chinês”, da produtora Geração 80, realizado por Ery Claver.
"Nossa Senhora da Loja do Chinês” é a primeira longa metragem em que a actriz Cláudia Púcuta participa, dando vida à personagem principal do filme, Domingas, uma mãe que procura respostas pela morte prematura da sua única filha, recorrendo a várias práticas para decifrar a mensagem que ela acredita que a filha lhe quer passar por meio de uma infiltração de água no tecto da sua casa.
De recordar que o filme teve a sua estreia mundial no Locarno Film Festival - Suíca, tendo sido já exibido no Afrika Film Festival Köln - Alemanha, Unitel Angola Move - Angola, BFI London Film Festival - Inglaterra, Festival do Rio l Rio de Janeiro Int'l Film Festival - Brasil, Film Fest Gent - Bélgica, Festival International du Film d’Amiens - França, onde conquistou o "Prix do Jury” na 42ª edição do Festival, no Porto/Post/Doc - Portugal, 53º International Film Festival of Índia- Goa e, agora, no Red Sea International Film Festival - Arábia Saudita.
A actriz Cláudia Púcuta continua a subir aos palcos com o teatro e participou com o grupo Elinga Teatro em festivais nacionais, como o Circuito Internacional de Teatro (CIT) e Luanda a Capital da Cultura da CPLP). Além-fronteiras já se apresentou nos festivais internacionais Tanto Mar Loulé, Portugal, Festluso Teresina/Piauí, Brasil, e Mindelact, Mindelo, Cabo Verde, com a peça "Amêsa ou a Canção do Desespero”, um espectáculo para duas actrizes, no qual se revela a dualidade da condição humana e a oscilação entre o optimismo e o pessimismo no processo que levou da luta de libertação anti-colonial ao conturbado período imediatamente antes e depois da Independência de Angola.
"Escrito em 1991, o drama coloca em cena a realidade de uma mulher. Amêsa, e os seus conflitos. Amêsa simboliza a própria nação angolana, que sofre ao perceber que é destruída pelos próprios conflitos internos e vive na ténue linha divisória entre a esperança e a desesperança”, refere a actriz brasileira Luciana Éboli.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.