Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
Autora de canções como “Nosso Semba”, “Verdadeiro Amor”, “Me deixa só” e “Confissão”, a cantora Claudeth Tchizungo divide o palco com Sabino Henda, este domingo, no projecto músico-cultural do “Almoço Angolano”, no Hotel Diamante, em Luanda.
O elenco tem a responsabilidade de superar a edição passada, realizada no dia 27 de Agosto, quando Voto Gonçalves e Patrícia Faria proporcionaram o mais marcante concerto do projecto.
Afastada dos grandes palcos, Claudeth Tchizungo, em declarações ao Jornal de Angola, disse que pretende marcar este regresso de forma positiva. "As expectativas são alta para esta que é a primeira actuação este ano e espero que seja melhor que as anteriores, pois desejo que outras surjam por isso vou dar o meu máximo”.
Quanto ao reportório vai explorar temas dos discos "Sentimento” e "Nosso Semba”, assim como algumas soltas dos mais recentes singles promocionais, tendo garantido uma actuação de qualidade. "Espero que o público regular do Almoço Angolano e o novo possam apreciar a qualidade da minha música e prometo uma boa interacção”.
O músico Sabino Henda é o principal artista do cartaz e promete fazer uma retrospectiva onde não pode faltar o tema "Embrião” e a rapsódia de temas que resultaram de recolhas tradicionais que serão levadas no palco urbano do Almoço Angolano.
Este ano passaram pelo projecto: Voto Gonçalves, Patrícia Faria, Robertinho, Mago de Sousa, Conjunto Mazui Dya Musseque, Proletário, Nikila de Sousa, Cristo, Clara Monteiro, Augusto Chacaya, Xaxinha, Euclides da Lomba, Calabeto, Margareth do Rosário, Banda Maravilha e Kudimuena Kota.
Claudeth Tchizungo muito cedo começou a despontar para o meio artístico e na busca de conquistar um lugar ao solo de 1994 à 1997 participa em vários concursos de caça talentos em rádios. Foi vocalista do grupo "As negras de Espírito Puro”. Em 2000 venceu o concurso "Chuvas de Estrelas” interpretando a canção das "Gingas do Maculusso”.
Em 2001 foi vencedora do prémio auditório no concurso "Festival da Canção da Lac” com a canção do artista e compositor Dionísio Rocha. Em 2005 entrou na produtora B. Max Produções e lançou a sua primeira obra discográfica intitulada "Sentimento” e teve participação em várias obras discográfica incluindo do músico Flay.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.