A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
Mangwana é um dos artistas angolanos mais conhecidos nternacionalmente, uma das principais referências da Rumba Congolesa, Património Imaterial da Unesco. Sam Mangwana sucede no Show do Mês a Dennis Samaya, Heróide dos Prazeres e Luwawa, Tony do Fumo Filho, Lethus, Neide da Luz e Raquel Lisboa, artistas que deram cara e voz no último Ré-clássicos, nos dias 3 e 4 de Junho, na Casa de Artes de Talatona.
Nos derradeiros anos do longo retiro na "Querida Pátria” fez alguns concertos marcantes: a passagem pela III Trienal de Luanda, onde explorou os temas cantados em português com uma forte mensagem nacionalista, demonstrando o seu amor a Angola. A última grande aparição sua aconteceu em Outubro de 2019, no Muzonguê da Tradição, onde partilhou o palco com Carlos Burity, Suzanito e Augusto Chacaya.
Depois de algumas aberturas na época da pandemia, Mangwana promoveu, em França, o seu álbum "Lubamba”. Em Fevereiro do ano passado, esteve no Festival Au Fil des Voix, acompanhado por quatro dos seus músicos: Jean-Emile Biayenda, Colin Laroche de Feline, Valérie Belinga e Isabel Gonzalez. Depois de concertos intimistas e entrevistas na imprensa francesa e africana, que marcaram o regresso do artista, esteve no Festival Rio Loco, em Toulouse, 360 Paris Music Factory, Festival Les Nuits Du Sud Vence, Concert em New Morning, Festival Moz’aique (Le Havre), Festival Fiest’A, Festival Jazz sous les Prommiers (Coutanças) e outros eventos entre Fevereiro e Novembro do ano passado.
Foi cabeça de cartaz do Show do Mês em Agosto de 2018. As duas noites de concerto reflectidas na história contada e cantada do artista estão disponíveis no Youtube. Sam Mangwana foi então um autêntico mestre de cerimónia e contou parte da sua história em concertos em que o seu convidado especial foi o grande Matadidi Mário Buana Kitoko.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.