O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou quarta-feira, para breve, a expansão dos serviços de cirurgias do cancro da próstata, nos Hospitais Gerais de Cacuaco, em Luanda, e de Cabinda “Ervanário Luís Gomes Sambo".
A intenção, segundo a ministra da Saúde, é avaliar as condições para a expansão da cirurgia robótica nestas duas unidades hospitalares por ter uma componente de Oncologia muito forte com várias alternativas de tratamento.
"Os doentes já rastreados sem condições para a cirurgia, que se encontram no estado mais avançado, não estarão de fora, serão encaminhados para o Hospital Heróis de Kifangondo que tem condições oncológicas ", adiantou a ministra.
Quanto ao paciente operado, a responsável da Saúde, garantiu que a segunda cirurgia, que teve também a duração de uma hora e meia, decorreu bem e de forma tranquila.
Sílvia Lutucuta afirmou que a técnica utilizada pelos médicos permite a rápida recuperação dos pacientes.
"Temos estado a fazer uma revolução no sector da Saúde, com o apoio do Executivo que tem dado uma atenção especial ao sector da Saúde e nesta visão estão as infra-estruturas, a melhor tecnologia para cuidar da saúde dos angolanos”, referiu a ministra da Saúde.
Sobre a campanha de rastreio do cancro da próstata, Sílvia Lutucuta, adiantou que a mesma vai continuar "não em grande dimensão". Mas, vamos orientar a continuidade do rastreio e ser mais abrangente em várias unidades sanitárias para o diagnóstico precoce do cancro e ter mais opções de tratamento.
Chefe de Estado destaca a realização da primeira operação
O Chefe de Estado destacou, ontem, a realização, com sucesso, da primeira cirurgia robótica no país, feita no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares "Cardeal Dom Alexandre do Nascimento", em Luanda, a um paciente de 60 anos que padecia de cancro da próstata.
O Presidente João Lourenço manifestou a satisfação, numa mensagem publicada na conta do Facebook, onde partilha, de forma regular, diversas mensagens com os angolanos. "Ontem (terça-feira) foi um dia extraordinário no caminho que andamos a fazer para proporcionar ao nosso povo condições, cada vez melhores, de assistência médica: realizámos, no país, a primeira cirurgia robótica", escreveu o Presidente da República na mensagem.
De acordo com uma nota divulgada pela Presidência da República, na sua página, ao sul do Sahara, apenas a África do Sul dispunha desta solução avançada na abordagem do cancro da próstata.
Adianta, ainda, nesta nota, que este resultado se deve ao forte investimento que o país decidiu fazer neste segmento do conhecimento científico, estabelecendo um vínculo com o Global Robotics Institute, com realce para o seu fundador, o médico Vipul Patel. A nota acrescenta que o inédito acontecimento na história da saúde em Angola faz parte de uma etapa de um processo de anos, enquadrado na abordagem diferenciada que o Presidente João Lourenço reservou ao desenvolvimento do sector da Saúde.
Madalena Quissanga e César Esteves
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), do qual Angola é membro, está a trabalhar na elaboração de uma Estratégia Regional sobre a Juventude, Paz e Segurança (YPS), com vista à partição deste segmento nos processos de prevenção e resolução de conflitos na região.
O Tribunal Supremo e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa assinaram, esta segunda-feira, em Portugal, um protocolo de cooperação para prestação de apoio científico, formação de juízes.
Um homem de 46 anos foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal de Luanda, sob acusação de matar à esposa e depois, simular o seu desaparecimento, ao apresentar uma queixa junto de uma esquadra de Polícia.
Um ancião de 70 anos, de nome Bernardo Kuhunga, foi morto há dias por um grupo de mais de 25 elementos, já detidos pela Polícia Nacional, sob acusação de ter causado a morte de um jovem por feitiçaria.