Regiões

Cirurgias beneficiam mais de 60 pacientes

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Mais de 60 pacientes, entre crianças e adultos, com má formação da fenda labial (lábio leporino), estão a beneficiar de cirurgias de correcção do problema, no Hospital Geral do Huambo.

05/11/2022  Última atualização 06H25
Crianças estão entre os principais beneficiários da campanha © Fotografia por: DR
O director clínico em exercício da maior unidade sanitária da  província, Elias Herculano, explicou que a campanha, iniciada na terça-feira, acontece pela primeira vez e, até ao momento, já foram marcadas 36 cirurgias para corrigir os problemas de formação que atacam à zona maxilar e facial.

Elias Herculano, que coordena a campanha, garantiu que todos os mecanismos e condições hospitalares, que têm a ver com assistência médica e medicamentosa dos pacientes, foram criadas para a realização exitosa das cirurgias do lábio leporino.

O médico sublinhou que a campanha, com duração de uma semana, conta com o envolvimento de uma equipa de dez especialistas em Cirurgia, alguns dos quais saídos de Luanda.

O director clínico em exercício fez saber, ainda, que durante a campanha, está prévista uma média de cinco a dez cirurgias por dia. Por essa razão, avançou que se trabalha de forma conjunta com os profissionais da Pediatria Provincial, com vista a permitir que os pacientes, com realce para as crianças, recebam todos os cuidados necessários antes e depois da cirurgia.

Elias Herculano disse que, apesar de estar cadastrado um universo de mais de 60 pacientes, a campanha está aberta para mais pessoas, caso haja condições que facilitem o atendimento.

"A cirurgia é rápida, com duração de 45 minutos a uma hora, daí que alguns pacientes, às vezes, recebam alta médica no mesmo dia”, explicou o médico cirurgião maxilo-facial.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões