Angola está representada na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na conferência das Nações Unidas sobre a água, sob o lema "Acelerando a Acção Rumo ao Futuro Sustentável".
O Presidente João Lourenço autorizou despesas no valor global de 2,2 mil milhões de kwanzas para obras de requalificação do Cine Alfa 1 e 2, que se transformarão no futuro Museu do Cinema.
A forma e a operacionalização da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário Executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
O encontro, realizado na quinta-feira, serviu, também, para as duas entidades passarem em revista a calendarização das reuniões estatutárias da CIRGL, o estado da situação política e de segurança no Leste da RDC e a questão das contribuições dos Estados-membros.
Em Novembro de 2020, Angola recebeu elogios, por parte do Comité Regional Interministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), por ser um dos poucos países que tem honrado o compromisso de contribuir para o orçamento da organização.
Na altura, o ministro Téte António encorajou os países-membros a encontrarem mecanismos para a mobilização de mais recursos financeiros, principalmente externos, uma acção que, para o chefe da diplomacia angolana, poderá contribuir para a melhoria dos programas traçados pela CIRGL.
Outra questão que também mereceu uma atenção especial entre o chefe da diplomacia angolana e o secretário executivo da CIRGL está relacionada com a reestruturação do Secretariado da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, órgão técnico de apoio ao Comité Regional Interministerial.
O secretário executivo, citado em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, disse ao ministro Téte António que a CIRGL precisa de um apoio adicional de Angola, fundamentalmente nas questões administrativas por forma a pôr a máquina a funcionar, "lubrificando o modus operandi da organização”.
A Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) continua a ser um mecanismo vital para a busca de soluções aos conflitos e garantia da estabilidade e desenvolvimento na sub-região.
Além de Angola, fazem parte da organização regional o Burundi, República Centro-Africana, RDC, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Rwanda, Uganda, Zâmbia e República do Congo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta quarta-feira, que “apesar dos lamentáveis acontecimentos, devemos ser honestos em reconhecer que a Justiça angolana está cada vez mais dinâmica, actuante e a cumprir com o papel que dela se espera”.
Angola subiu 18 lugares no mapa "Mulheres na Política 2021" da organização União Interparlamentar e a ONU Mulheres, números que demonstram a importância que se dá cada vez mais ao papel do género nas áreas de decisão do país, segundo a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.