Angola participará, no próximo dia 12 de Junho, da 18ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno em Moçambique (FITI), que reúne participantes da África do Sul, Portugal, Cabo Verde e Brasil.
Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), órgão do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, realiza, esta quarta-feira, a cerimônia de Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Memorial Dr. António Agostinho Neto.
Uma acção formativa sobre direcção cénica e actuação está a ser realizada, até o dia 25 de Junho deste ano, das 14h00 às 17h00, no Elinga Teatro, em Luanda, pelo projecto “Cultura Para Todos”, do Circuito Internacional de Teatro (CIT).
Durante a formação, ministrada pelos professores Fernando Quissola, José Teixeira, Tony Frampénio, Edilson dos Santos, vão ser dados, também, cursos de caracterização, maquilhagem, produção de teatro, marketing e cultura.
O objectivo da acção de formação é melhorar a qualidade do potencial dos participantes, de maneira a garantir um produto aceitável, no futuro, para o uso do consumidor final.
José Teixeira, um dos formadores convidados, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que é importante começar a melhorar as performances de muitos dos actores angolanos, devido a própria dinâmica observada hoje nas artes cénicas.
Os actores angolanos, adiantou, devem estar preparados para os desafios do futuro, razão pela qual, a formação vai permitir dar outra qualidade e corrigir algumas debilidades que muitos jovens ainda apresentam, principalmente, no domínio da representação cénica. Este ano, a sétima edição do CIT, vai promover mais de cem espectáculos de teatro, de Julho a Setembro, em homenagem ao centenário do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Os espectáculos de teatro vão ser exibidos, de acordo com a organização, nas províncias de Luanda, Benguela, Bengo, Uíge, Huíla, Malanje e Bié.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA VII edição do projecto “Unitel - Festa da Música”, que acontece nos dias 4 e 11 de Junho, na Huíla e Benguela, e 2 de Julho, em Luanda, regressa, este ano, ao formato normal, com público e artistas estrangeiros como convidados.
“Pinturas e Esculturas” é o título da exposição colectiva, que reúne, até ao final deste mês, em Lisboa, Portugal, os trabalhos dos artistas angolanos Indira Mateta, Dila Moniz, Lino Damião, Horácio Dá Mesquita, Carlos Bajouca, Mário Tendinha e Luandino Carvalho.
O mercado angolano está aberto à entrada de empresários senegaleses que pretendem investir em Angola e que queiram aproveitar as oportunidades disponíveis, disse, nesta quarta-feira, em Luanda, o Presidente da República, João Lourenço.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manifestou, nesta quarta-feira, em Luanda, o interesse em trabalhar de forma conjugada para que se encontrem as melhorias vias para o desenvolvimento de uma “cooperação sólida e dinâmica” com o Senegal.
O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, um encontro em privado no Palácio Presidencial à Cidade Alta, com o seu homólogo do Senegal, Macky Sall, no âmbito da visita de Estado de 72 horas que efectua a Angola, para o reforço das relações bilaterais entre os dois países.
Este dia, anteriormente proclamado como Dia da Libertação Africana, celebra a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
Hoje é Dia Mundial da Criança Desamparada. Em prol da efeméride, o Jornal de Angola ouviu responsáveis de instituições que velam pela protecção dos seus direitos, tendo constatado que, em várias províncias, o número de crianças de e na rua tende a aumentar.
Todos os órgãos de comunicação social, públicos e privados, devem criar os conselhos de redacção, antes das Eleições Gerais, previstas para Agosto, disse, segunda-feira, em Luanda, a presidente da Comissão da Carteira e Ética.