Cultura

Circuito de Teatro Internacional desenha novo quadro artístico

Uma acção formativa sobre direcção cénica e actuação denominada “Conversa CIT”, arranca no sábado, das 14h00 às 17h00, no Elinga Teatro, em Luanda, pelo projecto “Cultura Para Todos”, do Circuito Internacional de Teatro (CIT).

03/05/2023  Última atualização 07H35
Encenadores e actores são potencializados nos domínios de direcção cénica, actuação e sobre a história do teatro no país © Fotografia por: DR
Durante a formação, o primeiro tema " Conhecer Angola com o Teatro- Políticas Culturais” é ministrado pelo crítico de arte e jornalista cultural, Adriano Mixinge e pelo produtor de eventos e jornalista, Adão Filipe, com a moderação do professor Simão Paulino.

No dia 13, está previsto o tema "Conhecer Angola com o Teatro-História e Tradição Angolana.  Como prelectores foram convidados os encenadores Beto Cassua e Josias Satumbo, com a moderação do professor de teatro José Teixeira "Chetas”.

Para o dia 20, a organização vai promover o tema "Conhecer Angola com o Teatro- Matrizes Africanas e seus Reflexos nas Artes Cénicas. Os prelectores são os dramaturgos Francisco Makiesse e Armando Rosa, este último Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de teatro, edição 2022. A moderação é da  conceituada a actriz Carla Rodrigues.

No seguimento das oficinas, no dia 27, o tema será "Conhecer Angola com o Teatro- Relação da Literatura, o Teatro Angolano e a Crítica Teatral, cujos apresentadores são os conceituados dramaturgo, José Mena Abrantes e Walter Cristóvão. A moderação está a cargo do encenador Tony Frampénio. Estão previstas ainda, para os dias 3 e 10 de Junho, a realização das palestras "A Luz como Terceiro Elemento Dramático”, a ser proferida pelo luminotécnico Caly Tozo, enquanto que no dia 17, o projecto "Mualu”, do Congo Democrático, apresenta o tema "O Corpo como Linguagem A Performance Teatral.” Para o encerramento, o programa reservou o tema "O Director, a Encenação e o Espectáculo”. O tema é proferido pelo mestre Pinto Nsimba. O objectivo da acção de formação é melhorar a qualidade do potencial dos participantes, de maneira a garantir um produto aceitável, no futuro, para o uso do consumidor final.

Sem condições

de realização

Os espectáculos do Circuito Internacional de Teatro (CIT), edição de 2023, correm o risco de não ser realizados por falta de um patrocinador oficial, alertou, há dias, em Luanda, em conferência de imprensa, o director-geral Adérito Rodrigues "BI”.

O director do festival disse que uma das grandes dificuldades é encontrar patrocinadores para apoiar a realização, este ano, da oitava edição. Referiu que solicitaram apoios ao Ministério da Cultura e Turismo, mas continuam a aguardar, tal como acontece com outros pedidos, por isso estão a depender dessas situações, algo que complica a planificação das acções, uma vez que a organização precisa implementar o projecto, principalmente para colocar os grupos em exibição. "Não precisamos exactamente de apoio financeiro, mas sim uma parceria para conseguir abrir portas para chegar mais facilmente aos grandes patrocinadores”, alertou. Nesta senda, Adérito Rodrigues faz um grande apelo às instituições do Estado para prestarem mais atenção às artes cénicas  no país, como forma de valorizar "os grandes feitos dos fazedores da cultura ao longo dos anos e que continuam a dar o seu contributo para a valorização e preservação da cultura nacional”.

 

Prémio "José Mena Abrantes”

O processo de inscrições da primeira edição do prémio de escrita para teatro denominado "José Mena Abrantes”, decorre desde o dia 27 de Março e prolonga-se até às 19h00 do dia 30 de Junho de 2023, em Luanda, e devem ser feitas online, através do link por via do site: premioescritateatrojma2023@gmail.com.

De acordo com a organização, o período de avaliação das candidaturas decorre de 1 de Julho a 1 de Setembro do corrente ano. A instituição do prémio de escrita para teatro "José Mena Abrantes”, visa fomentar a literatura teatral, premiando os textos de maior qualidade, inéditos e originais de autores de nacionalidade angolana ou autores nacionais de países membros da CPLP, nas categorias de teatro para adultos.

Os textos concorrentes são de temática livre e não sofrem quaisquer restrições quanto à temática abordada. Quanto aos  requisitos de participação, os candidatos que pretendam concorrer ao prémio devem ter idade igual ou superior a 18 anos, não ser integrante da companhia ou grupo da pessoa que for indicado como júri do prémio, apresentar texto inédito e original digitalizado em língua portuguesa (não ter sido editado por quaisquer meios electrónicos ou físicos, exemplo: leituras, redes sociais, blogs e nunca encenado. O mesmo deve evitar qualquer referência explícita do nome do autor no corpo do texto ou no cabeçalho, rodapé e em notas de margem, nas marcas de revisão presentes no texto provenientes de ferramentas de informática, como quaisquer marcas inteligentes, que permitam a identificação da autoria, no nome ou nas iniciais do utilizador do computador cadastrado no software editor electrónico de texto.

De acordo com os regulamentos, os candidatos devem apresentar uma declaração de autorização emitida pelos demais co-autores, tratando-se de obra de autoria colectiva, na qual se designa um dos autores como representante junto da entidade promotora do prémio.

A organização vai anular a escolha de qualquer pseudónimo que permita ou sugira a identificação dos autores, ou que tenha sido utilizado em quaisquer edições anteriores. O Prémio define como critérios de avaliação, a Melhor Escrita para Teatro, aquela que atende a um conjunto harmónico e criativo como ser um trabalho inédito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura