Quatro filmes nacionais, que narram factos históricos e marcantes da música nacional, começam a ser exibidos, hoje, às 18h00, no Cine Geração 80, na Rua Ramalho, Bairro Alvalade, em Luanda.
Trata-se das longas-metragens "Kuduro: Fogo no Musseke”, de Jorge António, "O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”, do mesmo realizador, "É Dreada Ser Angolano”, de Pedro Coquenão, e "Os Kiezos”, de Nguxi dos Santos.
A assistente de cinema do Geração 80, Dreça Manuel, disse, ao Jornal de Angola, que o objectiva da projecção destes filmes é dar visibilidade ao cinema africano, em particular a produção cinematográfica dos realizadores angolanos.
O Cine Geração tem mensalmente uma programação visando a divulgação e promoção de filmes africanos e as melhores produções cinematográficas nacionais.
De acordo com Dreça Manuel depois de uma pausa durante o mês de Janeiro, o Cine Geração reabre as portas com a exibição de quatro longas-metragens, hoje e nos dias 9, 16 e 23 deste mês, preenchendo as quintas-feiras, do mês de Fevereiro.
O filme "Kuduro: Fogo no Musseke”, de Jorge António, a ser exibido hoje, é o retrato fiel de um género musical que ultrapassou rapidamente as fronteiras, tornando-se um fenómeno internacional.
O filme é retrato social e cultural de uma geração nova geração da década de 1990, que quer acima de tudo ser a voz de uma nova Angola, com participação de Dog Murras, Tony Amado, Sebem, Puto Prata, Fofandó, Noite e Dia, Paulo Flores, Ana Clara Guerra Marques, José Luís Mendonça, Jorge Macedo, Matan’yadi Norberto, Gaspar A. Miguel Neto e Abrãao Kumba "Maradona”.
"O Lendário Tio Liceu e os N’Gola Ritos”, de Jorge António, é a segunda proposta da Geração 80, para a próxima quinta-feira, uma história musical sobre a vida de Liceu Vieira Dias que desde os finais dos anos 1940 até aos dias de hoje, onde o passado e o presente se cruzam.
Este documentário é uma viagem ao universo criativo de Liceu Vieira Dias, "pai” da música popular angolana, e criador do grupo Ngola Ritmos, confirmando a sua originalidade e contributo permanentes na história cultural e sociopolítica de Angola.
Já para o próximo dia 16, o Cine Geração 80 exibirá "É Dreda Ser Angolano”, de Pedro Coquenão, um filme que fala da música angolana do pós-guerra. Feita por gente, com gente e para toda a gente. O filme tem as participações do Conjunto Ngonguenha, Mck, Shunoz, Sebem, Fridolim, Turbantu, Afro e Laranja.
Tudo começou com o disco "Ngonguenhação” do Conjunto Ngonguenha, um CD recebido pelo correio vindo da Matarroa. Ao som do disco começa a ver-se Luanda a abanar as ancas com os ritmos, as gargalhadas, as histórias. Tocou duas vezes seguidas no leitor e hoje em dia já nem toca. Está gasto. Sente-se que era um dos melhores discos que já se tinha ouvido e que, mais do que boa música, era um documento que retratava Angola. E Angola precisa de ser retratada e mostrada ao mundo.
Para a última quinta-feira do mês de Fevereiro, está reservada a exibição do filme "Os Kiezos”, de Nguxi dos Santos, onde o realizador faz uma viagem sobre a trajectória musical do agrupamento musical do Marçal como um dos grandes conjuntos da história do music hall nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.