Economia

Cimento angolano chega a São Tomé e Príncipe e Gabão

Júlio Gaiano | Benguela

Jornalista

A Cimenfort Industrial, Limitada pretende incrementar o volume de exportação mensal de mil para 30 mil toneladas de gesso e cimento para São Tomé e Príncipe e Gabão, a partir do terminal mineiro do Porto do Lobito. A informação foi prestada, ontem, à imprensa, na cidade do Lobito, pelo gerente da unidade fabril, Igor Machado de Melo, após visita efectuada à infra-estrutura marítima.

05/02/2021  Última atualização 14H20
Empresa Cimenfort Industrial exporta a partir do Lobito © Fotografia por: Edições Novembro
O gerente da Cimenfort salientou que o projecto da empresa visa fomentar a competitividade no mercado interno e externo (África), tanto é que um estudo de viabilidade de projectos futuros está em execução. A ideia passa pela rentabilização do negócio da empresa. A utilização do terminal mineiro do Porto do Lobito faz parte desse estudo, tendo em conta as necessidades (e exigências) dos clientes.  

"A Cimenfort tem a capacidade de atender o volume de gesso no mercado. Estamos a falar de 20 a 30 mil toneladas de gesso moído à base de 50 milímetros. Grande parte dos nossos clientes, a nível externo, é de São Tomé e Gabão, pelo que pretendemos utilizar esta área (terminal mineiro) para dar continuidade à exportação dos nossos produtos com menos custos”, sustentou.

Actualmente, a Cimenfort Industrial, Lda exporta cerca de 1000 e 1.200 toneladas mensais de cimento para São Tomé e Príncipe e Gabão, respectivamente. Agora, com a possível utilização do terminal mineiro do Porto do Lobito, a empresa pretende aumentar o volume da produção, cifrando em 30 mil toneladas de cimento e gesso moído, não apenas para aqueles países. Outros mercados da região Austral e Central do continente poderão ser contemplados. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia