Política

Cimeira Extraordinária da Troika da SADC discute segurança na RDC

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, este domingo, a Windhoek, Namíbia, para chefiar, hoje, a delegação angolana na Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão e da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB).

08/05/2023  Última atualização 07H00
© Fotografia por: Cedida

A reunião, que acolheu as delegações ministeriais multisectoriais de Angola, África do Sul, Namíbia, Malawi, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia, abordou a situação de segurança prevalecente no Leste da RDC, bem como apreciou o Relatório da Missão de Avaliação da SADC no terreno, na zona Leste, desse dos Grandes Lagos.

Os ministros do Comité Ministerial da Dupla Troika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da FIB analisaram, igualmente, o Plano Operacional de Contingência da SADC para assistência à RDC, bem como debateram a posição da SADC na Cimeira Tripartida SADC-EAC-CEEAC e CIRGL mais a CEEAC com a intervenção da ONU e da União Africana, destinada a forjar uma abordagem coordenada da reposição da segurança no Leste da RDC.

A situação prevalecente nas províncias do Leste da RDC deteriorou-se durante o último ano, depois de o Grupo M23 relançar os ataques. Como consequência, assiste-se a intensas actividades armadas por parte do M23 e de outros grupos armados, em especial nas províncias do Kivu-Norte, Kivu-Sul e Ituri, refere em comunicado o Ministério das Relações Exteriores.

Téte António, ministro das Relações Exteriores, chefiou a delegação multissectorial angolana ao evento, que integrou o titular da pasta da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade".

Completam a delegação outras entidades como José Paulino Cunha da Silva, secretário de Estado para o Interior, Jovelina Alfredo António Imperial da Costa, embaixadora de Angola na Namíbia e Beatriz Morais, embaixadora de Angola no Botswana e junto da SADC.

Fizeram, igualmente, parte da delegação o general Artur Santos Vinama, chefe-adjunto do Estado-Maior General das FAA para a Área Operacional e Desenvolvimento, o comissário-chefe Domingos Ferreira de Andrade, 2° comandante-geral da Polícia Nacional e o ministro-conselheiro Jorge Catarino Cardoso, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.

 
Encontro de cortesia

Angola e a Namíbia avaliaram, ontem à noite, em Windhoek, o estado das relações bilaterais, com incidência na implementação dos acordos vigentes entre os dois países. Esta avaliação foi feita durante um encontro de cortesia entre Teté António, ministro das Relações Exteriores de Angola, e Netumbo Nandi-Ndaitwah, Vice-Primeira-Ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros da República da Namíbia.

O encontro entre as duas entidades decorreu à margem da Reunião Extraordinária do Comité Ministerial da Dupla Troika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB), encerrada, ontem à noite, na capital namibiana.

A ocasião foi aproveitada para as duas individualidades trocarem impressões sobre a liderança da SADC, actualmente exercida pela Namíbia, tendo em conta a assumpção da presidência deste órgão por Angola em Agosto deste ano.

Angola e a Namíbia mantêm boas relações político-diplomáticas, de amizade, solidariedade e também culturais. Os países partilham uma longa fronteira comum, com o comércio a desenvolver-se cada vez mais.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, entre os dois Estados existem acordos de cooperação em diversos domínios, destacando-se a Isenção de Vistos, Defesa e Segurança, Indústria, Comércio, Energia e Águas, Pescas, Turismo e Transportes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política