O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, este domingo, a Windhoek, Namíbia, para chefiar, hoje, a delegação angolana na Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão e da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB).
A reunião, que acolheu as delegações ministeriais multisectoriais de Angola, África do Sul, Namíbia, Malawi, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia, abordou a situação de segurança prevalecente no Leste da RDC, bem como apreciou o Relatório da Missão de Avaliação da SADC no terreno, na zona Leste, desse dos Grandes Lagos.
Os ministros do Comité Ministerial da Dupla Troika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da FIB analisaram, igualmente, o Plano Operacional de Contingência da SADC para assistência à RDC, bem como debateram a posição da SADC na Cimeira Tripartida SADC-EAC-CEEAC e CIRGL mais a CEEAC com a intervenção da ONU e da União Africana, destinada a forjar uma abordagem coordenada da reposição da segurança no Leste da RDC.
A situação prevalecente nas províncias do Leste da RDC deteriorou-se durante o último ano, depois de o Grupo M23 relançar os ataques. Como consequência, assiste-se a intensas actividades armadas por parte do M23 e de outros grupos armados, em especial nas províncias do Kivu-Norte, Kivu-Sul e Ituri, refere em comunicado o Ministério das Relações Exteriores.
Téte António, ministro das Relações Exteriores, chefiou a delegação multissectorial angolana ao evento, que integrou o titular da pasta da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade".
Completam a delegação outras entidades como José Paulino Cunha da Silva, secretário de Estado para o Interior, Jovelina Alfredo António Imperial da Costa, embaixadora de Angola na Namíbia e Beatriz Morais, embaixadora de Angola no Botswana e junto da SADC.
Fizeram, igualmente, parte da delegação o general Artur Santos Vinama, chefe-adjunto do Estado-Maior General das FAA para a Área Operacional e Desenvolvimento, o comissário-chefe Domingos Ferreira de Andrade, 2° comandante-geral da Polícia Nacional e o ministro-conselheiro Jorge Catarino Cardoso, director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.
Encontro
de cortesia
Angola e a Namíbia avaliaram, ontem à noite, em Windhoek, o estado das relações bilaterais, com incidência na implementação dos acordos vigentes entre os dois países. Esta avaliação foi feita durante um encontro de cortesia entre Teté António, ministro das Relações Exteriores de Angola, e Netumbo Nandi-Ndaitwah, Vice-Primeira-Ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros da República da Namíbia.
O encontro entre as duas entidades decorreu à margem da Reunião Extraordinária do Comité Ministerial da Dupla Troika da SADC mais os Países Contribuintes com efectivos da Brigada de Força de Intervenção (FIB), encerrada, ontem à noite, na capital namibiana.
A ocasião foi aproveitada para as duas individualidades trocarem impressões sobre a liderança da SADC, actualmente exercida pela Namíbia, tendo em conta a assumpção da presidência deste órgão por Angola em Agosto deste ano.
Angola e a Namíbia mantêm boas relações político-diplomáticas, de amizade, solidariedade e também culturais. Os países partilham uma longa fronteira comum, com o comércio a desenvolver-se cada vez mais.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, entre os dois Estados existem acordos de cooperação em diversos domínios, destacando-se a Isenção de Vistos, Defesa e Segurança, Indústria, Comércio, Energia e Águas, Pescas, Turismo e Transportes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.