Mundo

Cimeira de Bujumbura pede fim dos conflitos no Leste da RDC

Os chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) lançaram mais um apelo ao cessar-fogo no Leste da República Democrática do Congo (RDC), durante uma cimeira extraordinária realizada, sábado, em Bujumbura, no Burundi.

06/02/2023  Última atualização 06H35
Chefes de Estado da Comunidade dos Estados da África Oriental © Fotografia por: DR
Reunidos para discutir a situação de segurança no leste da RDC, os líderes dos países da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) pediram um "cessar-fogo imediato de todas as partes" e a retirada de todos grupos armados, "incluindo estrangeiros". Eles também pediram à RDC que facilite o envio de contingentes sudaneses e ugandenses para reforçar a Força Regional no leste da RDC.

Resoluções enfadonhas quando sabemos que os rebeldes do M23, chamados a retirar-se das zonas conquistadas pelo roteiro de Luanda, alargaram antes a sua esfera de influência a Kitshanga, no território de Masisi, Kivu Norte. Em Bu-jumbura, segundo algumas fontes, as trocas não eram tão simples. Kinshasa esperava pelo menos a confirmação de um mandato mais ofensivo para a Força Regional EAC destacada no Kivu do Norte, enquanto Paul Kagame insistia que esta força também atacasse as FDLR e outras milícias. Isto levou a nenhum consenso sobre este ponto.

Isto, de tal forma que Felix Tshisekedi decidiu falar directamente com o Comandante da Força Regional, General queniano Jeff Nyagah, no final da sessão à porta fechada com os seus homólogos da EAC. E isso, diante de seu comandante supremo, o presidente William Ruto. "Não favoreça o M23", disse Tshisekedi ao general queniano. E continua: "seria uma pena se a população te atacasse. Você veio para nos ajudar e não para ter problemas. Preste atenção nisso, comunique-se com a população”.

O resultado da resolução desta crise pela EAC ainda parece estar longe. E ver essa força regional também partir para a ofensiva contra o M23 parece improvável, dada a influência de Ruanda nessa organização. Como prova, enquanto os rebeldes M23 ocupavam novas localidades em Masisi, a Força Regional estava totalmente ocupada fazendo outra coisa. Alguns elementos do contingente queniano lutavam para reparar uma válvula de água em Rumangabo, bem como um gerador na aldeia de Biruma, em Rutshuru. Situação que tem exasperado as populações civis ao ponto de originar manifestações reprimidas recentemente em Goma contra esta Força Regional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo