Sociedade

Cidadela Jovens de Sucesso transforma a vida de milhares de cidadãos no país

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.

01/02/2023  Última atualização 10H35
Jovens e administrações municipais devem ser os principais fiscalizadores da preservação e manutenção das infra-estruturas construídas pelo Executivo © Fotografia por: Francisco Lopes | edições Novembro | Huambo

Com o projecto Cidadela Jovens de Sucesso, esta realidade tem sido cada vez mais concretizada, tendo já inserido na sociedade, desde 2018, 2.233 jovens, depois de um processo de preparação e reintegração, que inclui ainda a formação profissional e académica, onde durante três anos eles ficam aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

O Programa permitiu, em todo o país, a inscrição de 3.661 jovens, tendo sido matriculados 2.937, dos quais 87 alunos não aprovaram e 617 desistiram.

Nos últimos cinco anos, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) construiu e apetrechou 16 unidades formativas. Para este quinquénio (2022-2027), o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) pretende construir mais 14 unidades formativas, em todo o país, e requalificar todos os pavilhões de artes e ofícios, sendo um total de 58 infra-estruturas que carecem de intervenção.

A última infra-estrutura erguida durante este período foi a Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo, na província do Huambo, inaugurada recentemente pela ministra da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, que contou com o testemunho da governadora provincial Lotti Nolika.

Durante o período acima referido, o INEFOP deu início a um programa de construção, reconstrução e requalificação dos centros de formação profissional nas províncias do Uíge, Zaire, Huambo, Cuanza-Norte, Lunda-Sul e Bié.

Com essas infra-estruturas, a ministra do MAPTSS afirma que o sistema tem uma oferta formativa devidamente apetrechada de equipamentos para a formação teórica e prática.

A Cidadela Jovens de Sucesso, referiu, são estruturas formativas tuteladas pelo INEFOP, cuja finalidade é dar formação profissional e educação escolar aos jovens mais desfavorecidos e apoiar famílias desestruturadas, visando a sua inserção na sociedade.

A governante revelou que a Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo é a mais recente que se vem juntar as demais existentes no país, tais como as de Kalakala e Cabíri, em Luanda, Sacassange, no Moxico, Dinge (Cabinda), Caculama (Malanje) e Matala, na província da Huíla.

A Cidadela Jovens de Sucesso destina-se a acolher jovens com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, com a 6ª classe concluída. No centro, são ministrados cursos de longa duração, como  Secretariado, Educador de Infância, Corte e Costura, Hotelaria e Turismo, Agricultura, Mecânica Automóvel, Florista, Canalização, Electricidade, Serralharia, Transformação e Conservação Alimentar e Informática.

 

Formação profissional  é prioridade do sector

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social garantiu que uma das grandes missões do sector para o próximo quinquénio é a formação profissional, nas mais variadas tipologias, como o ensino e aprendizagem, bem como preparar os jovens para estarem prontos para o mercado de trabalho e poderem sustentar as suas famílias.

Teresa Rodrigues Dias realçou que os investimentos para manter a formação profissional são altos,por isso, não tem sido possível implementar ainda em todo o território nacional, "mas gostaríamos que fosse o contrário”.

O MAPTSS, disse, está a lutar para que no decursodeste ano hajam investimentos públicos para servir especialmente os cidadãos, tirando-os da pobreza,  garantir a empregabilidade e fazer com que a taxa de desemprego diminua cada vez mais.

A má gestão e a má conservação das instituições e infra-estruturas, alertou, têm contribuído para que muitos projectos não tenham sucesso, por isso pediu aos beneficiários e aos administradores de cada região a serem os principais fiscalizadores da preservação e manutenção deste património.

"Gostaríamos de ver essas infra-estruturas a servirem os cidadãos durante muitos anos e com a mesmas condições”, apelou.

Teresa Rodrigues Dias destacou que a necessidade de qualificar a mão-de-obra é permanente e certamente um dos caminhos que vai ajudar na redução dos níveis de desemprego no país.

"Temos de trabalhar arduamente para promoção e criação de mais empregos para os angolanos. Para isso, as acções de fortalecimento do sector empresarial, am-biente de negócio e a diversificação da economia são cruciais”, considerou.

Reforçou que a aposta no fomento do empreendedorismo, tal como tem sido desenvolvido peloPAPE, deve continuar a alargar o seu alcance, para que mais cidadãos necessitados consigam colocar a sua energia, força,criatividade e disposição no desenvolvimento do país.

Aos jovens formados, a ministra prometeu estimular o espírito de trabalho, no sentido de utilizarem todo o potencial em ações que concorram para a construção de uma Angola mais digna para se viver. A governante insistiu que a aposta na formação deve ser contínua, porque terminada esta primeira fase, o mercado de trabalho vai exigir outras competências. Por isso, defendeu que, "além de sermos bons profissionais, devemos ser acima de tudo boas pessoas”. "Só assim terão capacidade de trabalhar sob pressão, cumprir metas, serem leais, responsáveis e dedicados. Estas são qualidades que acabam por fazer toda a diferença no mercado de trabalho”, aconselhou.

 

Pedido apoio aos empresários

Aos empresários,  Teresa Rodrigues Dias, solicita que se juntem ao Executivo neste desafio, promovendo a qualificação da mão-de-obra, por conhecerem melhor as necessidades do mercado de trabalho, "daí contamos com o apoio dos empresários para definição, elaboração dos perfis profissionais e planos curriculares para a formação profissional”.

A ministra voltou a pedir ainda, o apoio dos empresários, com a realização de estágios profissionais, pois, é um momento importante para estes jovens, em que colocam à disposição da em-presa, as competências adquiridas na formação e serve igualmente para ajustar o aprendizado à realidade do mundo do trabalho.

Ao INEFOP, a governante, apela que continue a envidar esforços para melhorias no processo formativo, apostando de forma clara na formação dos formadores, ajustando os conteúdos formativos às reais necessidades do mercado de trabalho, reforço dos equipamentos e meios para apoio à formação, para que se coloque uma mão-de-obra com a qualidade exigida.

"Devemos continuar apostar em projectos e programas que resultem na maior empregabilidade dos angolanos, com ênfase nas mulheres, pessoas com acessibilidades e outros segmentos mais vulneráveis da população”.

Assegurou que o Executivo vai continuar a apostar na criação de estruturas formativas, de forma a tornar acessível a formação, para mais angolanos.

 

  Rei do Bailundo destaca ajuda do Presidente da República

O rei do Bailundo Tchongolola Tchogonga considera que a nova infra-estrutura representa o começo do desenvolvimento do município, bem como da região, por estarem integrados vários cursos que vão facilitar a vida da juventude.

O rei disse que o projecto vai facilitar os jovens a começarem a criar o seu primeiro emprego e negócios, através da formação, por isso, agradece ao Presidente da República, João Lourenço, por implementar este grande projecto no Bailundo.

 

Governadora do Huambo está satisfeita

A governadora provincial do Huambo, depois de ter testemunhado em 2021 o lançamento da primeira pedra da Cidadela Jovens de Sucesso, revelou estar orgulhosa em ver o projecto concluído, porque vai alterar consideravelmente o destino de muitos jovens.

Nesta primeira fase, destacou a governadora Lotti Nolika, estão a ser contemplados os municípios do Bailundo, Mungo, Londuimbale, Tchicala Tcholoanga e Catchiungo.

O conceito deste centro, referiu, vai além da simples formação, por englobar a transmissão de atitudes e valores a jovens desfavorecidos. Tem no seu "DNA” a preocupação da inclusão social, que privilegia a agricultura e pecuária.

De acordo com a descrição do projecto, a Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo tem capacidade para albergar 120 formandos, sendo internos e ex-ternos. O centro tem três residências, com quatro quartos cada, com capacidade para albergar cada 40 formandos. A infra-estrutura possui ainda salas de aula e refeitórios.

Os cursos a serem ministrados na Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo são os de Electricidade de Baixa Tensão, Carpintaria, Serralharia, Informática e Agricultura. Os jovens vão passar a ter também actividades extras, como a prática de desporto, música, teatro e cultos religiosos.

O centro tem sido apoiado pela empresa Focus, que durante dois anos vai ser responsável por toda a logística, sendo que semanalmente investe  cerca de dois milhões de kwanzas.

 

  158 centros em todo o país

O director-geral  do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, anunciou que o Sistema Nacional de Formação Profissional conta com 158 centros e com mais de 1.300 formadores, contando com uma bolsa externa que dá suporte às especialidades que não fazem parte da grelha formativa.

Até 2022, destacou, foram formados 100.194 jovens, um crescimento na ordem dos 31 por cento, tendo em conta que no ano anterior foram cerca de 70 mil.

Para o alcance desta meta, disse, foi necessário aumentar o número de turmas, fazer a actualização dos conteúdos dos cursos que em determinadas zonas já eram substituídos por outros.

A nível dos centros privados, que constituem cerca de 1.253, disse, formaram em todo o país 19.445 cidadãos.

"Apelamos a uma maior participação do sector privado na qualificação do capital humano, por ser o factor de desenvolvimento de qualquer sociedade, por isso, não podemos deixar esse desafio apenas para o sector público", apelou.

Manuel Mbangui destacou que no ano transacto teve processos significativos no âmbito da formação profissional, por terem certificados os primeiros dez formadores da Academia Toyota, tendo sido capacitados em Angola e no Brasil.

Este grupo, revelou, já está  a dar formação no Centro de Formação Profissional do Cazenga, concretamente na Academia da Toyota de Angola.

No capítulo da construção e requalificação dos centros, o director-geral destacou a conclusão das infra-estruturas de Artes e Ofícios do Sambizanga, em Luanda, de Cacolo, na Lunda-Sul, e de Ndalatando, no Cuanza-Norte. Tem ainda a construção em curso do centro no Namibe e do Cinfotec Huam-bo, bem como outros que foram apetrechados.

Ainda em 2022, no âmbito do factor de inclusão na formação profissional, Manuel Mbangui destacou que foram formados 681 portadores de deficiência. "É um desafio que vamos continuar a fazer. Prestaremos também maior atenção à formação das mulheres, por causa do empoderamento feminino, no âmbito do desenvolvimento nacional”, destacou.

Manuel Mbangui considera que as novas políticas impostas fizeram revolucionar a formação profissional no país, com a implementação de projectos pedagógicos de acordo com as realidades locais.

 

Beneficiários enaltecem oportunidade

Numa mensagem lida pelos jovens, em gesto de agradecimento pelos feitos e as oportunidades dadas pelo Executivo, estes re-conheceram que um dos maiores desafios do país é capacitar o capital huma-no, criando condições para enfrentar os desafios da empregabilidade.

Os jovens realçaram que este feito é a demonstração clara dos esforços do Executivo com a Formação Profissional, sendo um grande instrumento usado para o combate à fome, pobreza, exclusão social, tornando mais fácil o acesso ao primeiro em-prego e, com isso, permitir que possam dar o seu contributo no desenvolvimento do país. Analberta Rufina, de 13 anos, que frequenta a sétima classe na Cidadela Jovens de Su-cesso do Bailundo, pretende ser engenheira informática para poder ajudar os pais a sustentarem os outros nove irmãos.

José Lumba, 15 anos, foi à Cidadela Jovens de Sucesso por paixão pela grelha dos cursos profissionais.

A frequentar a 7ª classe, o adolescente faz o curso de Electricidade e enalteceu o projecto do Governo, realçando que é uma mais-valia para os jovens e as suas famílias. Depois de terminar o curso, pretende criar a sua própria serralharia e criar mais postos de trabalho.

Cornélio Bailundo, de 17 anos, entrou na Cidadela Jovens de Sucesso por intermédio do irmão, que lhe fez despertar o interesse pelos cursos.

Estudante da 7ª classe, Cornélio faz o curso de Serralharia. Antes vivia com o irmão e a cunhada, hoje em sistema de internato, o jovem pretende terminar o curso e contribuir para o desenvolvimento do país.

Manuel Morais, de 14 anos, foi inscrito pela mãe, que vive no Lungi. A frequentar a 7ª classe, faz também o curso de Informática. O seu grande sonho é ser engenheiro e contribuir para o desenvolvimento do país.

Manuel Morais contou que acorda todos os dias às 6h00, depois de tomar o pequeno almoço, começa com as actividades académicas e profissionais.

"Gosto de estar aqui. O convívio com os colegas é saudável e as condições são boas. Espero que o Governo continue a apoiar esses projectos para facilitar a inserção de mais jovens que têm o futuro ameaçado, por etarem nas ruas sem ter o que fazer”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade