Regiões

Cidade de Ondjiva clama por Pavilhões Multiusos

A construção de Pavilhões Multiusos, inclusive nas escolas, foi apontado como caminho para o desenvolvimento do basquetebol no Cunene, actualmente sem alguma quadra para a prática da modalidade. 

15/01/2023  Última atualização 09H46
Um ângulo de Ondjiva, capital da província do Cunene © Fotografia por: Edições Novembro
A província debate-se com a inexistência de pavilhões, desde que foi encerrado o Multiuso de Naipalala, há mais de três anos. 

Segundo o secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol do Cunene, Miguel João, em  declarações à ANGOP, após o fecho do multiusos, os atletas tinham como alternativa o campo do Instituto Superior de Ondjiva e do Instituto Técnico  de Administração e Serviços, actualmente vedados. 

Esclareceu que a região conta apenas com uma quadra de basquetebol, no bairro da Caxila, e um espaço no Caculuvale, mas sem condições mínimas como piso apropriado e tabelas. 

Afirmou que, além de infra-estruturas, regista-se a falta de tabelas, arcos, bolas e equipamento, realçando a necessidade de maior investimento já que, em seu entender, existe potencial humano. 

Para ele, a dinamização da modalidade passa pela reabilitação ou construção de recintos, onde clubes e núcleos poderiam criar condições para trabalhos de massificação e desenvolvimento com a realização de competições regulares. 

Entretanto, realçou que a associação encontra-se expectante com a abertura do campo multiuso da centralidade Dom Fernando Kevano, considerando o imóvel de mais-valia para os praticantes. 

Presentemente, a província controla mais de 50 praticantes. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões