Regiões

Cidade de Cabinda produz 400 toneladas de lixo dia

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

A província de Cabinda produz, diariamente, cerca de 400 toneladas de resíduos sólidos por dia e uma população estimada em cerca de 800 mil habitantes avançou, ontem, o secretário provincial do Ambiente, Gestão e Serviços Comunitários

05/08/2024  Última atualização 08H12
Iniciativa tem sido realizada com o apoio das comunidades © Fotografia por: Edições Novembro

Juliano Capita, que falava no final da campanha de limpeza, que decorreu sob o lema "Saneamento Comunitário e Participativo”, nas ruas da cidade de Cabinda e bairros periféricos, apelou os munícipes a fazerem a limpeza regular nas suas habitações e espaços de convívio.

Na ocasião, o administrador de Cabinda, Guilherme Pereira, que participou da campanha, ressaltou que as actividades de limpeza devem evoluir para todos os bairros periféricos da cidade. "A ideia é tornar a campanha de limpeza regular, a ser realizada todos os sábados, com a participação de todos os munícipes para se ter uma cidade mais limpa e um quadro preventivo sanitário melhorado”, disse.

Os proprietários de estabelecimentos comerciais, avançou, que produzem lixo e o deixam exposto, vão ser responsabilizados criminalmente. Quanto aos vendedores ambulantes, acrescentou, vão ser intimados a fazer as suas vendas no interior dos mercados, mediante o Plano do Reordenamento do Comércio levado a cabo pela Administração Municipal de Cabinda. "Aqueles que insistirem em vender nas ruas, vamos tomar medidas coerciva”, avisou.

Na campanha de limpeza, promovida pela Secretaria Provincial do Ambiente, Gestão e Serviços Comunitários, em parceria com a Administração Municipal da a Cabinda, participaram cerca de 200, divididos em pequenos grupos que actuaram na cidade e nos bairros Amílcar Cabral, A Luta Continua, Chiweca e Povo Grande.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões