Mundo

Cidadãos norte-americanos devem abandonar a Rússia

O porta-voz do Conselho Nacional da Casa Branca, John Kirby, pediu, sábado, a todos os cidadão dos Estados Unidos que abandonem a Rússia “para a sua segurança”, considerando-a “um ambiente hostil para os americanos”.

02/04/2023  Última atualização 09H16
Estados Unidos advertem os seus cidadãos para os riscos nas cidades da Federação Russa © Fotografia por: DR

"Este não é o momento para os americanos estarem na Rússia”, referiu John Kirby, acrescentando: "Se está na Rússia agora, seja em negócios ou lazer, seja qual for o tipo de viagem, precisa de sair agora”.

"Esta não é uma boa altura para estar na Rússia, mesmo se for um jornalista profissional”, continuou.

De acordo com o porta-voz do Conselho Nacional da Casa Branca, "a Rússia é um ambiente hostil para os cidadãos americanos neste momento”.

Já na sexta-feira, a porta-voz da Presidência dos Estados Unidos, Karine Jean-Pierre, fez uma declaração semelhante, observando que "a Rússia não é segura para os americanos”.

Em causa está o anúncio, na quinta-feira, de que o jornalista do The Wall Street Journal Evan Gershkovich, vai ficar detido durante dois meses na Rússia. O cidadão americano está a ser acusado de espionagem.

O Serviço de Segurança Federal Russo (FSB) revelou que deteve o jornalista do The Wall Street Journal Evan Gershkovich, na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, sob suspeita de espionagem.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo