Especial

Cidadãos defendem reforço da fiscalização

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

Os automobilistas e passageiros na cidade do Dundo, na Lunda-Norte, defenderam o reforço das medidas de fiscalização, com a entrada em vigor da Optimização da Despesa Pública pela Realocação dos Subsídios aos Combustíveis, que altera o preço da gasolina de 160 para 300 kwanzas, apurou, ontem, o Jornal de Angola.

03/06/2023  Última atualização 07H00
Lunda-Norte © Fotografia por: Edições Novembro
O automobilista José Chiri  disse que a subida do preço da gasolina vai acarretar consequências na economia das famílias angolanas, a julgar pelas dificuldades financeiras que as famílias ainda enfrentam.

Apesar de os serviços de Táxi estarem isentos da medida, José Chiri receia por uma possível alteração da tarifa nos transportes públicos urbanos, municipais e intermunicipais, por causa do elevado índice de informalidade, tendo apelado às autoridades ao aperto do cerco contra os infractores.

"De certo que a fiscalização não será suficiente para manter os actuais preços que os serviços de táxis praticam. A título de exemplo, quando houve escassez de combustível há dias, a corrida de táxi subiu de 150 para 200 kwanzas, para os azuis e brancos e de 200 para 300 kwanzas, valores pagos aos mototaxistas”, precisou Chiri.

Por sua vez,  o mototaxista Mário   Matuca    admitiu que o facto de o Executivo isentar   as motorizadas e viaturas ligadas aos serviços de táxi, a actual tarifa  estabelecida na compra da gasolina pode não ser suficiente para manter o preço, em virtude do que chamou de "falta constante do produto  nos postos de venda existentes na província”.

"O grande problema é a realidade vivida na nossa província, marcada pelo défice de combustível nas bombas”, disse o operador de moto-táxi.

Mário Matuca espera que o Governo regularize, o mais breve possível, a problemática de cartões de abastecimento de combustíveis para os taxistas que foram credenciados pelas administrações municipais, através das suas direcções de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial