Regiões

Cidadãos dão subsídios para execução do OGE

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano de 2024 vai contemplar projectos escolhidos por cidadãos dos nove municípios da província do Cuando Cubango, revelou, em Menongue, o governador provincial.

26/09/2023  Última atualização 11H38
Governador do Cuando Cubango reúne com sociedade civil © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro | Menongue

José Martins, ao intervir num encontro com jovens da província, que visou a recolha de contribuições para a elaboração do OGE de 2024, disse que o Governo Provincial pretende que os munícipes indiquem os projectos e acções a executar, para a melhoria da qualidade de vida da população.

O governador considerou ser necessário efectuar-se uma proposta do OGE para 2024 onde estejam espelhadas todas as preocupações e necessidades da juventude e da população em geral, uma vez que a materialização de vários projectos e acções depende, significativamente, da disponibilidade financeira.  

"Precisamos colher ideias e sugestões dos cidadãos para a consolidação de um modelo de sociedade para a província do Cuando Cubango. Para o efeito, é necessário o envolvimento de todos na decisão das prioridades, controlo da gestão da coisa pública, acompanhamento e fiscalização dos projectos”, disse.

Salientou que encontros do género irão permitir que os próximos OGE tenham resultados concretos nas execuções políticas e financeiras, para que os problemas que afligem a população do Cuando Cubango sejam resolvidos gradualmente, atendendo as prioridades identificadas pelos beneficiários.

 

Projectos escolhidos 

Jovens que participaram no encontro defendem que se dê prioridade a projectos e acções dos sectores da Saúde, Educação, Energia e Águas, Habitação, Desportos, Telecomunicações e Segurança e Ordem Públicas.

Defendem, também, o melhoramento do saneamento básico, de vias de comunicação e o financiamento de projectos que visam o fomento do autoemprego.

O munícipe Abreu dos Santos disse que eventos do género devem ser realizados frequentemente para que os cidadãos possam dar mais contributo para a materialização de projectos e acções que visam alavancar o desenvolvimento do Cuando Cubango.

Segundo Abreu dos Santos, nos próximos OGE o Governo Provincial deveria incluir a conclusão das obras do Poló Universitário de Menongue, reabilitação do pavilhão gimnodesportivo, asfaltagem de vias secundárias, construção de mais unidades sanitárias, postos policiais, aumento de cursos na Universidade Cuito Cuanavale (UCC), entre outros projectos.

"Fomos contemplados com uma centralidade, mas, infelizmente, o número de apartamentos é insuficiente, o que causa insatisfação no seio da juventude”, disse Abreu dos Santos.

Eunice Matias, outra participante ao encontro, acredita que a oportunidade concedida pelo governador do Cuando Cubango vai ajudar a fazer com que os principais problemas dos jovens e da população em geral possam ser resolvidos nos próximos tempos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões