Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Um cidadão, que se fazia passar por efectivo das Forças Armadas Angolana (FAA), para extorquir valores monetários a pessoas, com a promessa de as colocar entre os quadros da Unidade da Casa Militar, foi detido, em Menongue, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
O porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou que o indivíduo, de 45 anos, foi detido, sexta-feira, em consequência de denúncias de vítimas dessas práticas de burla.
Paulo Dias de Novais realçou que o suposto burlador foi detido, em flagrante com vários documentos, com destaque para 12 fotocópias de Bilhetes de Identidade, 17 autobiografias e várias cópias do Número de Identificação Pessoal (NIP) do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, além de 30 mil kwanzas, várias fotografias do tipo passe e um par de farda das FAA. Durante a detenção, o suposto efectivo das FAA e quadro da Casa Militar confessou que conseguiu recolher um total de 580 processos e mais de 500 mil kwanzas.
Mas, o porta-voz realçou que, da avaliação feita, é possível que dos 580 processos recebidos, há mais de um ano, que o indivíduo tenha extorquido muitas vítimas, apontando que os valores podem chegar aos 5.830.000 kwanzas.
"Para a inserção na Casa Militar, ele cobrava cinco mil kwanzas para soldado, dez mil para oficial subalterno e 15 mil kwanzas para quem quisesse ser inscrito para oficial superior”, destacou Paulo Dias de Novais, para revelar que o indivíduo em causa declarou, perante à investigação do SIC, ser um simples intermediário, sendo que o mandante vive em Luanda.
Outros crimes na província
Além de detenção do caso suposto militar das FAA, o SIC apresentou, ainda, mais quatro indivíduos que se dedicavam ao roubo e burla a pessoas que se quisessem adquirir casas nos bairros Azul, Paz e Castilho, arredores da cidade de Menongue.
Paulo Dias de Novais referiu-se, igualmente, à detenção de um indivíduo, de 35 anos, por suspeita de espancar uma mulher com nove meses de gestação. Em consequência da agressão, a senhora teve parto forçado com nado morto.
O porta-voz avançou que os presumíveis autores desses crimes serão presentes ao magistrado do Ministério Público.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.