Sociedade

Cidadão é detido por burla

Nicolau Vasco

Um cidadão, que se fazia passar por efectivo das Forças Armadas Angolana (FAA), para extorquir valores monetários a pessoas, com a promessa de as colocar entre os quadros da Unidade da Casa Militar, foi detido, em Menongue, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

29/05/2023  Última atualização 13H41
Cidadão é detido por burla © Fotografia por: DR

O porta-voz do SIC, intendente Paulo Dias de Novais, explicou que o indivíduo, de 45 anos, foi detido, sexta-feira, em consequência de denúncias de vítimas dessas práticas de burla.

Paulo Dias de Novais realçou que o suposto burlador foi detido, em flagrante com vários documentos, com destaque para 12 fotocópias de Bilhetes de Identidade, 17 autobiografias e várias cópias do Número de Identificação Pessoal (NIP) do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, além de 30 mil kwanzas, várias fotografias do tipo passe e um par de farda das FAA. Durante a detenção, o suposto efectivo das FAA e quadro da Casa Militar confessou que conseguiu recolher um total de 580 processos e mais de 500 mil kwanzas.

Mas, o porta-voz realçou que, da avaliação feita, é possível que dos 580 processos recebidos, há mais de um ano, que o indivíduo tenha extorquido muitas vítimas, apontando que os valores podem chegar aos 5.830.000 kwanzas.

"Para a inserção na Casa Militar, ele cobrava cinco mil kwanzas para soldado, dez mil para oficial subalterno e 15 mil kwanzas para quem quisesse ser inscrito para oficial superior”, destacou Paulo Dias de Novais, para revelar que o indivíduo em causa declarou, perante à investigação do SIC, ser um simples intermediário, sendo que o mandante vive em Luanda.

Outros crimes na província 

Além de detenção do caso suposto militar das FAA, o SIC apresentou, ainda, mais quatro indivíduos que se dedicavam ao roubo e burla a pessoas que se quisessem adquirir casas nos bairros Azul, Paz e Castilho, arredores da cidade de Menongue.

Paulo Dias de Novais referiu-se, igualmente, à detenção de um indivíduo, de 35 anos, por suspeita de espancar uma mulher com nove meses de gestação. Em consequência da agressão, a senhora teve parto forçado com nado morto.

O porta-voz avançou que os presumíveis autores desses crimes serão presentes ao magistrado do Ministério Público.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade