Cultura

Ciclo de debates arranca com “Roda de Conversa”

Um seminário subordinado ao tema “A problemática da Empregabilidade dos Formandos em Teatro em Angola” arrancou, segunda-feira, e decorre até sábado, na Faculdade de Artes, da Universidade de Luanda, em alusão ao Dia Mundial do Teatro

28/03/2023  Última atualização 08H28
Solange Feijó (à esquerda) foi uma das prolectoras ontem no debate © Fotografia por: Edições Novembro

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Débora Gourgel, professora e responsável da organização, informou que o tema "O Teatro como factor de sustentabilidade em Angola” foi o primeiro tema em discussão. Para o debate, na manhã de ontem, no auditório da Faculdade de Artes, participaram o encenador Orlando Domingos, a actriz Solange Feijó e o finalista do curso de teatro, Mário Olga, sob a moderação de Augusto Paulo.

Amanhã, entre às 9h00 e às 10h30, acontecerá o segundo debate sobre o tema "A questão holística sobre o processo criativo da personagem” que terá como prelectores, Manuel Costa, professor da instituição, Orlando Sérgio,  director, actor, encenador e produtor cultural, e a actriz Vitoria Soares "Totonha”, com a moderação da professora Etiane Pereira.

No dia 31, o debate tem como tema "Um olhar sobre e dramaturgia angolana” como prelectores o encenador Armando Rosa, com a moderação do encenador Francisco António "Tony Frampênio”, também professor desta instituição de ensino. Para o último dia de actividade, sábado, 1 de Abril, está reservado a oficina sob o tema "A tessitura da personagem um trabalho prático” com a apresentadora e actriz Lesliana Pereira.

Segundo a nossa fonte, esta é a primeira actividade do ano relacionada ao teatro, que a Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, antigo Instituto Superior de Artes "ISART”, organiza com o propósito de formar artistas e profissionais ligados ao sector. A Faculdade de Artes integra a Universidade de Luanda, criada sob Decreto Presidencial 285/20, de 29 de Outubro, conjugado com o Despacho 284/20, de 24 de Dezembro, sobre a extinção do Instituto Superior de Artes (ISARTE). Tem três departamentos: Artes Plásticas, Música e Teatro.

O Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de Março. Essa data comemorativa foi estabelecida pelo Instituto Internacional de Teatro. Foi criada, em 1961, como o Dia Mundial do Teatro, sendo que sua primeira celebração aconteceu no ano seguinte, em 1962. Essa data é utilizada como forma de celebração e divulgação do teatro internacionalmente.

Os objectivos desta data conforme estipulado pelo Instituto Internacional do Teatro, são os seguintes: promover o teatro pelo mundo; difundir a importância do teatro; incentivar comunidades teatrais a promover seu trabalho e conscientizar governantes acerca da importância dessa arte; incentivar as pessoas a aproveitarem o teatro em seu próprio benefício e difundir alegria por meio do teatro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura