Sociedade

Chuvas desalojam centenas de famílias

José Chaves/Andulo

As intensas chuvas, acompanhadas de ventos fortes, que caem, nos últimos dias, sobre o município da Nharêa, na província do Bié, deixaram ao relento 100 famílias, segundo o administrador municipal adjunto da circunscrição.

18/01/2023  Última atualização 08H46
Além da destruição de casas, campos agrícolas foram inundados © Fotografia por: DR

Francisco Sachitombe disse, ontem, ao Jornal de Angola, que as chuvas que caem sobre a região têm causado vários prejuízos e transtornos aos munícipes. Acrescentou que, além de moradias destruídas, as chuvas inundaram campos agrícolas, danificando várias culturas, numa região onde a população vive, maioritariamente, da agricultura familiar. 

Deu a conhecer que o caudal do rio Wembei, que passa pela circunscrição, durante o período de chuva sobe bastente, destruindo várias culturas de campos agrícolas das imediações.

Segundo o administrador municipal adjunto, moradores das zonas mais afectadas perderam, além das casas, produtos alimentares e vários electrodomésticos. "Enquanto continuar a chover, as pessoas que vivem em zonas de risco estão sob ameaça de perderem os haveres”.

Acrescentou que os bairros mais afectados foram Santa Rosa, Chivili, Gika e Hoji-Ya Henda, arredores da sede municipal da Nharêa.

Francisco Sachitombe apelou às famílias da região no sentido de não edificarem residências em sítios de passagem de água, nem em valas de drenagem. O administrador municipal adjunto informou que as famílias afectadas necessitam de chapas de zinco, comida, roupa e outros meios, já que as chuvas destruíram todos os seus haveres. "Existe na região uma grande ravina que pode destruir várias residências na sede comunal da Gamba”, concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade