Sociedade

Chuvas deixam algumas ruas de Luanda alagadas

Miguel Brás

Jornalista

Os municípios do Cazenga e de Viana, na província de Luanda, foram, domingo, os mais afectados pelas chuvas que caíram no período da manhã e princípio da tarde, revelou a porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

08/04/2024  Última atualização 11H00
Populares nos bairros, depois da chuva, tiveram de atravessar muitos charcos de água © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

A inspectora-chefe Maina Panzo falava ao Jornal de Angola para anunciar o balanço provisório da chuva que caiu numa parte da província de Luanda.

"Os únicos pontos onde se registou a maior intensidade das chuvas foram os municípios do Cazenga e de Viana, mas não há registos de mortos e de pessoas desaparecidas”, asseverou a porta-voz do SPCB.

A responsável garantiu à equipa de reportagem do Jornal de Angola que as bacias de retenção das águas pluviais não registaram anomalias, estiveram todas funcionais.

A província de Luanda foi surpreendida, logo às primeiras horas do dia de ontem, até ao meio dia, com aguaceiros, que deixaram algumas ruas intransitáveis, outras com acesso cortado e com muita lama à mistura.

Cazenga

Na rua 1 do bairro da Cuca, município do Cazenga, por exemplo, já havia água estagnada na estrada, com a chuva de ontem a situação piorou para os moradores daquela circunscrição. Com a água a atingir o nível das portas, viram-se obrigados a permanecer em alerta para evitar constrangimentos.

De acordo com moradores, há uma semana uma equipa multissectorial da Administração Municipal do Cazenga foi ao local para constatar o cenário causado pela chuvas.

Em declarações ao Jornal de Angola, Sabino André, morador há mais de dez anos no bairro, fez saber que tem sido, assim, sempre que chove e que até ao momento se aguarda pela intervenção da administração.

Joelson Santos, outro morador, diz estar agastado com a situação. " Nós estamos irritados com este triste cenário, eu inclusive tenciono sair deste bairro, porque a situação só tende a piorar”, disse.

 Viana

O mesmo cenário verificou-se em Viana, com ruas alagadas e intransitáveis devido às chuvas. As águas arrastaram o lixo e areia em algumas vias, dificultando a circulação de pessoas e automóveis.

 
Outras zonas

No distrito urbano do Rangel, a estrada da Brigada foi a zona mais afectada, devido aos charcos de água e buracos.

Na Samba e Rocha Pinto, não houve registo de danos, circulou-se normalmente nas principais ruas daquela circunscrição, tal como apurou o Jornal de Angola, na ronda efectuada ao distrito da Maianga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade