Regiões

Chuva no Zaire corta circulação na “Casa da Telha Mukula”

Jaquelino Figueiredo | Tomboco

Jornalista

A circulação rodoviária no troço Casa da Telha-Mukula, no município do Tomboco, província do Zaire, está interrompida, desde domingo, 19, em consequência das fortes chuvas que se abateram na região, soube, hoje, o Jornal de Angola.

20/11/2023  Última atualização 18H13
© Fotografia por: Jaquelino Figueiredo | Tomboco

A chuva que caiu, no domingo, das 12:00 as 16 horas, destruiu o asfalto, uma vez que as duas manilhas colocadas não suportaram a quantidade de água que por ali passava e, como resultado, criou uma enorme cratera, inviabilizando a circulação rodoviária.

Segundo o morador daquela aldeia, Adão Pascoal, a Casa de Telha constitui um importante "nó” que, apesar de estar em mau estado, permite a circulação de pessoas e bens entre os municípios do Soyo, Tomboco e de Mbanza Kongo, este último, capital da província.

"Ontem, choveu muito. Iniciou por volta das 12 horas e terminou às 16 horas, como consequência, estas duas manilhas que haviam sido colocadas aqui para a passagem de água, não tiveram capacidade suficiente e a água da chuva transbordou, associado com a água do rio, destruiu os asfaltos e inundou algumas casas”, frisou.

Já o soba da aldeia da Casa da Telha, localidade também conhecida por "Desvio”, Mbiavanga Vemba Jonas, considerou como preocupante a situação, comunicaram à administração local a necessidade de uma solução urgente.

"Após termos constatado o problema, na qualidade de autoridade tradicional comunicamos de imediato ao Administrador Municipal do Tomboco, no sentido de se encontrar uma solução urgente para aquele problema”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões