Regiões

Chuva deixa rasto de destruição na província do Cuando Cubango

Casas destruídas, famílias desabrigadas e campos agrícolas inundados são alguns dos prejuízos das fortes chuvas que se abateram ontem sobre a província do Cuando Cubango.

10/02/2021  Última atualização 10H35
Autoridades locais estão a aconselhar a população, que pede apoio, no sentido de evitar construir em zonas de risco © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro
Segundo o porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Júlio Muliata, dados preliminares dão conta da destruição de seis residências e o desalojamento de 30 pessoas nos bairros Popular, Castilho e Camungamba, arredores da cidade de Menongue. 
Acrescentou que há também o registo da destruição parcial de duas residências no bairro Castilho e 36 estão em risco de desabar no bairro Cavaco, em Menongue, caso volte a chover com intensidade nas próximas horas. Nas últimas 24 horas, referiu, nos municípios do interior da província registaram-se inundações de dezenas de campos agrícolas e lavras, principalmente nos municípios do Rivungo, Mavinga, Nancova, Calai e Dirico. 

Júlio Muliata garantiu que as equipas do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão a fazer o levantamento dos danos causados pelas chuvas a nível dos nove municípios da província do Cuando Cubango, para posteriormente se mobilizar os apoios necessários. Segundo Júlio Muliata, dados do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevêem intensas chuvas no Cuando Cubango, que podem provocar a destruição de várias residências e infra-estruturas sociais, assim como inundações de campos agrícolas.

O meteorologista José Cachimbuanduque diz que as previsões apontam para mais chuvas nas próximas horas. "O Inamet prevê para Região Sul, na província d Cuando Cubango,  céu nublado, chuva moderada ou forte, acompanhada com trovoadas. Para o dia 11 prevê-se céu nublado, com chuva fraca, chuvisco e trovoadas. Para o dia 12 prevê-se  céu nublado, com chuva fraca”.Efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão a sensibilizar a população no sentido de abandonar as zonas de risco, segundo o porta-voz da instituição, que fez saber que as fortes chuvas que se abateram sobre a província, no passado dia 5, provocaram a destruição total de oito residências, ao passo que 26 ficaram parcialmente destruídas, nos municípios do Calai e Dirico.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões