Sociedade

Chuva causa a morte de uma criança no Bié

André da Costa|

Jornalista

As fortes chuvas que se abateram sobre a província do Bié, durante o final de semana, causaram a morte de uma adolescente, de 14 anos, e o ferimento de uma bebé de quatro meses, na sequência do desabamento de uma residência, no bairro São José, cidade do Cuito.

28/03/2023  Última atualização 07H25
Acidentes de viação entre as ocorrências do fim de semana © Fotografia por: DR

Os dados foram tornados públicos, esta segunda-feira, em Luanda, pelo porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), acrescentando que, ao longo do final de semana, foram registadas 48 ocorrências, com 12 vítimas mortais, sendo cinco por presumíveis afogamentos, duas por acidentes de viação, duas por ataques de animais, uma por desabamento de residência, uma por electrocussão e uma por suicídio (enforcamento). 

O superintendente Félix Domingos, explicou que, durante o período em análise, foram registados oito incêndios de pequenas proporções, sendo quatro em Luanda, dois no Bengo, um no Zaire e um no Namibe. 

Foram ainda registados sete casos de iminência de afogamento, sendo quatro em Benguela e três em Luanda, bem como três invasões de abelhas, nas províncias do Bié, Huíla e Cuanza-Sul.

Segundo Félix Domingos, durante o fim de semana, foram realizados 141 servi-ços de socorro, dos quais 90 atendimentos pré-hospitalares, que culminaram com a evacuação de vários pacientes para diferentes unidades sanitárias. 

Foram ainda registadas cinco neutralizações, sendo uma por derrame de combustível e quatro por invasões de abelhas.


 Acções da Polícia Nacional

Um total de 258 cidadãos foram detidos, durante o final de semana, sob suspeita de envolvimento em vários crimes, informou, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz em exercício do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional. 

Segundo o inspector-chefe Euler Matari, durante o período em referência, efectivos da Polícia Nacional apreenderam 12 armas de fogo (oito do tipo metrelhadora AKM e quatro pistolas), 125 kilogramas de estupefaciente do tipo liamba, e uma viatura de marca Check Man, modelo Ster, de cor laranja, que havia sido roubada.

Informou que as 19 micro-operações realizadas em Luanda permitiram o esclarecimento de 67 crimes, dos quais dois de homicídio qualificado, 27 de roubos, 15 de furtos em residências e na via pública, tendo sido detidos 116 indivíduos.

No âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, foram apreendidas seis viaturas, oito motorizadas e sancionados com multas 291 automobilistas, por diversas infracções ao Código de Estrada, sendo 72 por paragem em locais proibidos, 66 por falta do seguro obrigatório, 34 por não uso do cinto de segurança e quatro por desobediência ao sinal vermelho no semáforo. 

Quanto à sinistralidade rodoviária, disse, registaram-se 55 acidentes de viação, causados por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução, que deixaram 11 mortos, 52 feridos e danos materiais avaliados em mais de 24 milhões de kwanzas.

Deu a conhecer que, durante o final de semana, foram montadas 25 barreiras de contenção de velocidade, com o uso de radares e outros meios técnicos, com maior incidência nas Estradas Nacionais n° 230 e 100 Sul/Cabo Ledo, bem como nas avenidas Fidel de Castro, 21 de Janeiro, Pedro de Castro Van-Dúnen Loy e Pascoal Luvualo. 

Acrescentou que foram realizadas sete campanhas de sensibilização rodoviária, dirigidas aos peões, motociclistas e automobilistas, em todos os municípios de Luanda, com destaque para as operações "Austral e Eco-Stop”, a última efectuada, apenas, por mulheres de diferentes especialidades da Polícia, no âmbito do Março/Mulher, promovida pela Rede da Mulher Polícia.

Euler Matari apelou aos encarregados de educação ou tutores de menores no sentido de conversarem com eles e reforçarem a vigilância para que não sejam vítimas de criminosos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade