Regiões

Chitali tem nova escola primária e conta com um posto de saúde

José Rufino | Luena

Jornalista

A população da regedoria do Chitali, 22 quilómetros a Sul da cidade do Luena, conta com novas infra-estruturas sociais, inauguradas, segunda-feira, pelo vice-governador do Moxico para o Sector Político e Social, Victor Silva.

06/04/2022  Última atualização 08H15
População deixa de percorrer distâncias em busca de assistência © Fotografia por: Edições Novembro

Trata-se de um posto de saúde, uma escola com três salas de aula e uma residência para técnicos da Saúde, construídos pelo Fundo de Apoio Social (FAS), com financiamento do Banco Mundial e recursos do Tesouro Nacional. As obras ficaram avaliadas em mais 131 milhões de kwanzas.

O administrador municipal do Moxico, Quintas Sempieca, disse que os equipamentos inaugurados visam melhorar a prestação de serviços nos sectores da Educação e Saúde.

Segundo Quinta Sempieca, apesar dos poucos recursos financeiros é preciso levar os serviços sociais básicos a outras localidades. Pediu maior colaboração da população na conservação dos bens públicos colocados à sua disposição.

Para o director municipal da Educação, Moisés Samosse, o município do Moxico passa a contar agora com 90 escolas do ensino primário, das quais dez privadas e nove comparticipadas, perfazendo um total de 800 salas de aula.

Moisés Samosse afirmou que a nível do município do Moxico foram matriculados 110 mil alunos da iniciação à 6ª classe e 28 mil ficaram fora do sistema de ensino, por insuficiência de salas de aula e professores.

Acrescentou que, para a implementação do programa da pluridocência no município do Moxico, são necessários 508 novos professores.

Chitali tem 9.759 habitantes, que se dedicam, essencialmente, à agricultura, caça e apicultura.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões