Mundo

China quer "consenso estratégico" com Europa para promover cessar-fogo

JA Online

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, defendeu hoje que a China e a Europa devem chegar a um "consenso estratégico" para promoverem um cessar-fogo e uma resolução política da guerra na Ucrânia.

24/03/2023  Última atualização 13H38
© Fotografia por: DR | Arquivo

Durante uma conversa por telefone com Emmanuel Bonne, assessor diplomático do presidente francês, Emmanuel Macron, Wang acrescentou que a "retomada das negociações de paz e a solução política da "crise" devem fazer parte desse "consenso", segundo um comunicado difundido pela diplomacia chinesa.

O diplomata chinês referiu-se ainda à recente deslocação do presidente da China, Xi Jinping, a Moscovo, onde se encontrou com o seu homólogo russo, Vladimir Putin. "Foi uma visita importante entre dois grandes países vizinhos e uma viagem não só de cooperação, mas também de paz", apontou Wang, que é director do Gabinete da Comissão para as Relações Externas do Comité Central do Partido Comunista da China.

Putin e Xi "chegaram a uma série de consensos sobre a expansão da cooperação bilateral e reafirmaram o seu compromisso de aderir ao multilateralismo", disse Wang. O responsável afirmou que os dois líderes "querem promover maior democracia nas relações internacionais".

Wang reiterou que Pequim "continua a defender a sua posição base de promover negociações de paz" na Ucrânia.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo