A Amnistia Internacional anunciou, hoje, ter documentado a morte de 23 pessoas, incluindo três crianças, durante os violentos protestos, no início do mês no Senegal, após a condenação do líder da oposição, Ousmane Sonko, a dois anos de prisão.
O Papa Francisco "passou o dia em repouso" após a cirurgia abdominal a que foi submetido, na quarta-feira, para corrigir uma hérnia e os seus "parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis", informou, hoje, o gabinete de imprensa do Vaticano.
O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, defendeu hoje que a China e a Europa devem chegar a um "consenso estratégico" para promoverem um cessar-fogo e uma resolução política da guerra na Ucrânia.
Durante uma conversa por telefone com Emmanuel Bonne, assessor diplomático do presidente francês, Emmanuel Macron, Wang acrescentou que a "retomada das negociações de paz e a solução política da "crise" devem fazer parte desse "consenso", segundo um comunicado difundido pela diplomacia chinesa.
O diplomata chinês referiu-se ainda à recente deslocação do presidente da China, Xi Jinping, a Moscovo, onde se encontrou com o seu homólogo russo, Vladimir Putin. "Foi uma visita importante entre dois grandes países vizinhos e uma viagem não só de cooperação, mas também de paz", apontou Wang, que é director do Gabinete da Comissão para as Relações Externas do Comité Central do Partido Comunista da China.
Putin e Xi "chegaram a uma série de consensos sobre a expansão da cooperação bilateral e reafirmaram o seu compromisso de aderir ao multilateralismo", disse Wang. O responsável afirmou que os dois líderes "querem promover maior democracia nas relações internacionais".
Wang reiterou que Pequim "continua a defender a sua posição base de promover negociações de paz" na Ucrânia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, iniciaram, hoje, na Casa Branca, um amplo diálogo prometendo trabalhar em sintonia num mundo a adaptar-se às rápidas mudanças económicas, políticas e tecnológicas.
Moçambique está entre os 20 países com o maior défice de acesso à energia no mundo, com cerca de 22 dos 30 milhões de habitantes sem electricidade, indica a Organização das Nações Unidas (ONU), no Relatório do Progresso Energético de 2023.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).