Economia

China prevê reduzção do número de instituições financeiras

O Banco Popular da China (banco central) disse que vai continuar a reduzir "activa e sustentadamente" o número de instituições financeiras de alto risco no país.

20/03/2023  Última atualização 07H39
© Fotografia por: DR

"Os mecanismos de eliminação de riscos devem ser fortalecidos, bem como o mo- nitoramento, alerta precoce e avaliação", disse a instituição, num comunicado divulgado após a sua reunião anual sobre estabilidade financeira.

O banco central chinês afirmou que vai promover a "detecção, correcção e rápida eliminação dos riscos financeiros" e apelou à aceleração da construção do sistema de garantia da estabilidade financeira, através da melhoria da legislação nesta matéria e de uma garantia da segurança dos depósitos.

O banco central vai seguir as orientações para "estabilizar a situação, coordenar e planear de uma forma geral, diferenciar políticas e desarmar 'bombas' com precisão".

Os líderes da instituição disseram que o sistema financeiro da China é "geralmente estável" e que os seus riscos são "controláveis".

Embora tenha destacado as classificações "sempre boas" nas análises de risco aos seus grandes bancos -- entre os quais existem quatro de importância sistemática a nível mundial --, o banco central reconheceu que existem riscos num "pequeno número de instituições financeiras problemáticas de média e pequena dimensão", embora tenha assegurado que foram feitos "progressos significativos" na sua redução ou eliminação.

No dia 3 de Março, o recém-reeleito governador do banco central, Yi Gang, especificou que o número destas pequenas e médias entidades de "alto risco" foi reduzida "para metade", situando-se actualmente em pouco mais de 300.

Durante a sessão anual da Assembleia Popular Nacional (órgão máximo legislativo), que terminou na segunda-feira, foi aprovada uma reforma da estrutura do governo, que contempla a criação de um novo regulador, que vai substituir a entidade que até agora supervisionava bancos e seguradoras, com o objectivo de monitorar todo o sector financeiro, excepto os mercados de acções.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia