A agência de notação financeira Standard & Poor's considerou neste sábado que os países da África subsaarianos enfrentam várias dificuldades para voltar ao crescimento registado antes da pandemia, notando um panorama mais positivo para os exportadores de petróleo.
O parlamento do Equador começa hoje a discutir um pedido de exoneração do Presidente, Guillermo Lasso, após 12 dias de protestos contra as políticas económicas do governo que já provocaram cinco mortos e 200 feridos.
Vários parques em Pequim foram hoje encerrados, numa altura em que a capital chinesa introduz mais restrições para travar a propagação do novo coronavírus, à medida que o número de novos casos diários continua a aumentar.
A China pratica uma política de 'zero casos', que inclui o isolamento de bairros ou cidades inteiras, sempre que um surto é detectado.
Chaoyang e Shunyi os dois distritos de Pequim no centro das últimas infecções estão paralisados. Os moradores foram instruídos a ficar em casa e os habitantes em outras áreas da cidade proibidos de entrar nas zonas afectadas.
Todos os serviços de transporte público em Chaoyang que abriga quase 4 milhões de pessoas e muitos complexos comerciais foram interrompidos e os funcionários de escritório estão a trabalhar a partir de casa.
O Parque Chaoyang, um dos maiores de Pequim, foi fechado até novo aviso, juntamente com a Floresta Olímpica e os parques de Shunyi.
"O número de novos casos ainda está em níveis altos", disse o porta-voz do governo municipal de Pequim, Xu Hejian, no domingo.
"A batalha contra o vírus está num impasse. Devemos intensificar o controlo em áreas-chave", afirmou.
Os moradores de Pequim passaram por três rodadas de testes em massa desde o início do surto, juntamente com outras medidas de precaução, para impedir a propagação da doença.
No distrito de Dongcheng o centro cultural da cidade as pessoas devem apresentar um resultado de teste PCR negativo feito nos sete dias anteriores para aceder a locais públicos.
As reclamações sobre a inconveniência causada pelas medidas anti-epidémicas aumentaram.
Um consultor português radicado na capital chinesa, que prefere não ser identificado, disse à Lusa ter recebido ordem para ficar em casa nos próximos 17 dias, após dois moradores no seu condomínio terem testado positivo.
O condomínio, situado na zona oeste de Pequim, é composto por 12 prédios e abriga mais de cinco mil pessoas. Todos os moradores vão ter que cumprir quarentena e serão sujeitos a seis rondas de testes.
Grades foram colocadas em torno dos edifícios, para impedir a saída dos moradores, segundo fotografias partilhas pelo consultor.
"Todos os prédios foram barricados, apesar de apenas num edifício existirem dois moradores que testaram positivo a Covid-19", descreveu. "Isto faz algum sentido?", questionou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMilhares de pessoas saíram às ruas em dezenas de cidades dos Estados Unidos para protestar contra a decisão de sexta-feira do Supremo Tribunal que eliminou a protecção federal do direito ao aborto, prática que já é ilegal em nove estados.
A Liga dos Docentes Universitários de Moçambique defendeu ontem que os “erros graves” constatados no livro da 6ª classe do ensino primário em Moçambique revelam a deterioração do sistema educacional do país, exigindo reformas no sector.
O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, defendeu esta sexta-feira (24), durante o seu discurso na cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) mudanças na ordem internacional, cujos "fracassos" foram "expostos pelo conflito na Ucrânia”.
A jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh, morta a 11 de Maio, foi atingida por tiros das Forças de Defesa Israelitas, indicou hoje o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
Uma revista sobre os "12 anos da Constituição da República" foi lançado, sexta-feira, em Luanda, pelo Tribunal Constitucional (TC), instrumento de importância distinta na acção da instituição.
O presidente do MPLA, João Lourenço, defendeu, neste sábado na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que “só com um povo educado, com formação e preparado para enfrentar o mercado de trabalho podemos dizer que estamos em condições de desenvolver o nosso país”.
A candidata do MPLA a Vice-Presidente da República, Esperança Costa, foi apresentada neste, sábado, na cidade Saurimo (Lunda Sul), pelo líder do partido, João Lourenço, no acto político de massas, no âmbito da pré-campanha visando às Eleições Gerais de 24 de Agosto.
O Tribunal Constitucional publica, entre domingo e segunda-feira (26 e 27), as listas iniciais das candidaturas formalizadas pelos partidos e coligações de partidos políticos concorrentes ao pleito eleitoral de 24 de Agosto.
Os deputados aprovaram, na generalidade, a Proposta de Lei que altera a Lei sobre o Exercício da Actividade de Televisão, na sequência de uma forte discussão entre os parlamentares do MPLA e os da oposição.
Pelo menos 50 por cento dos projectos ligados ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovados para a província de Luanda, foram concluídos e inaugurados, informou ontem, na Quiçama, o vice-governador para a Área Política e Social.