Política

China e Noruega pretendem reforçar a cooperação parlamentar com Angola

Elizandra Major

Jornalista

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, recebeu, quarta-feira, em Luanda, em audiências separadas, os embaixadores da China, Zhang Bin, e da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, com os quais abordou o plano de cooperação entre os parlamentos.

11/04/2024  Última atualização 07H50
Zhang Bin defende esforço conjunto pela paz , e Bjornar realça trabalho dos grupos de amizade © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
Em declarações à imprensa, o diplomata chinês disse que o encontro serviu para os dois países continuarem a fortalecer as trocas de alto nível entre as instituições, aumentar e reforçar a cooperação e intercâmbio entre comissões especializadas, bem como acordar em conjunto participações de diálogos em termos de questões regionais e internacionais.

Zhang Bin referiu, igualmente, que durante a reunião foram analisadas as relações e contributos entre os órgãos do Poder Legislativo, com vista aos esforços conjuntos na defesa da paz, segurança e a promoção do desenvolvimento regional.

"A audiência com a presidente da Assembleia Nacional de Angola não foi só um encontro, foi uma actividade para materializar os consensos alcançados durante a recente visita de Estado do Presidente João Gonçalves Lourenço à China”, destacou o embaixador Zhang Bin.

Missão diplomática em  Oslo

O embaixador da Noruega, Bjornar Dahl Hotvedt, explicou que no encontro mantido com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, foram abordados assuntos relacionados com a cooperação bilateral.

O diplomata norueguês realçou que na reunião foi reafirmada a vontade de ver inaugurada uma Embaixada de Angola, tendo salientado "que esta foi uma promessa feita pelo Presidente João Lourenço, a Oslo, em Outubro de 2022, durante uma visita oficial ao meu país”.

Bjornar Dahl Hotvedt informou que a reunião esteve focada no estreitamento dos laços que se pretende entre o Parlamento da Noruega e a Assembleia Nacional de Angola.

"Durante o encontro, aproveitamos para felicitar a presidente da Assembleia Nacional pela realização da Assembleia Anual da União Parlamentar, realizada em Outubro do ano passado”, disse o embaixador da Noruega.

O diplomata informou ainda que foram discutidos os grupos de amizade com vista a criar uma ligação entre os dois parlamentos.

"Existe uma boa possibilidade de cooperar no contexto da União Interparlamentar, que é um órgão histórico que promove a cooperação entre parlamentos”, acrescentou.

A Noruega, explicou, pretende também cooperar em sectores fora do petróleo, apesar de existir, actualmente, em Angola, cerca de vinte empresas norueguesas que actuam nesta área.

Bjornar Dahl Hotvedt anunciou a inauguração, ainda este ano, de uma fábrica de tintas de verniz. "Temos boas esperanças que isso será possível”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política