A China aprovou, esta segunda-feira, a produção em larga escala do primeiro avião para voos civis de longo curso, fabricado pela estatal COMAC, que pretende competir com as construtoras ocidentais Boeing e Airbus.
A COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China) recebeu autorização da Administração de Avião Civil da China para fabricar o modelo C919, que realizou o voo inaugural, em Maio de 2017, avançou a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.
"O projecto deve ser concluído de forma adequada", disse, na altura, o Presidente chinês, Xi Jinping, sublinhando a importância de "continuar a trabalhar para superar quaisquer dificuldades".
O primeiro avião do modelo C919 deve ser entregue à companhia aérea estatal China Eastern Airlines em Dezembro, visando iniciar voos comerciais no próximo ano.
A COMAC foi criada em 2008, como parte dos esforços de Pequim para transformar a China num competidor em indústrias com alto valor agregado e reduzir a dependência de fabricantes estrangeiros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Papa apelou, quarta-feira, à “deposição das armas” e ao fim do “ciclo de violência” na República Democrática do Congo (RDC) numa missa perante mais de dois milhões de pessoas reunidas no Aeroporto Internacional de Kinshasa.
O Congresso Nacional Africano (ANC), considerou que a actual crise de energia eléctrica no país se resolve em 15 meses com a implementação do estado de calamidade nacional. “A medida ajudará a avançarmos com celeridade. A meta de fazer isso este ano pode ser alcançada. A aquisição de compras será mais rápida e os recursos para intervenções, principalmente para manutenção, serão disponibilizados”, declarou o secretário-geral do partido, Fikile Mbalula, citado esta quarta-feira pela Reuters.
A delegação do Governo Provincial de Luanda (GPL) que participa na maior feira mundial de equipamentos e meios médicos, a decorrer nos Emirados Árabes Unidos, foi recebida, na quarta-feira, pelo embaixador e plenipotenciário naquele país, Albino Malungo.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.