Mundo

China adverte que mundo sofrerá em caso de confronto com EUA

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse, ontem, ao homólogo norte-americano, Joe Biden, numa conversa telefónica, que os dois países e o mundo “sofrerão” em caso de confronto entre a China e os Estados Unidos.

11/09/2021  Última atualização 08H35
EUA Joe Biden, e Presidente chinês, Xi Jinping © Fotografia por: DR
"Quando a China e os Estados Unidos trabalham juntos, os países e o mundo beneficiam, mas ambos os países e o mundo sofrerão se os dois países se confrontarem”, sublinhou Xi, de acordo com um comunicado difundido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

"A política dos EUA em relação à China tem causado sérias dificuldades ao relacionamento” entre as duas potências, acrescentou o Chefe de Estado chinês.

Foi a segunda conversa por telefone entre os líderes das duas maiores economias do mundo, desde que Joe Biden assumiu a Presidência dos Estados Unidos, no início do ano. Em comunicado, a Casa Branca disse que os "dois líderes tiveram uma discussão ampla e estratégica, na qual abordaram áreas em que os interesses convergem e áreas em que os interesses, valores e perspectivas divergem”.

Os Estados Unidos manifestaram vontade que os dois lados possam trabalhar juntos em questões de interesse mútuo, incluindo as alterações climáticas e a prevenção de uma crise nuclear na península coreana, apesar das crescentes diferenças.

A relação entre a China e os EUA deteriorou-se rapidamente, nos últimos dois anos, com várias disputas simultâneas entre as duas maiores economias do mundo, incluindo uma prolongada guerra comercial e tecnológica e diferendos em questões envolvendo os direitos humanos, o estatuto de Taiwan e Hong Kong, ou a soberania do mar do Sul da China. Antes da conversa por telefone, um responsável do Executivo norte-americano disse que a Casa Branca não estava satisfeita com os contactos iniciais com Pequim.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo