Cultura

Chelsea Dinorath e Selda em alta no Top Rádio Luanda 2022

Analtino Santos

Jornalista

As cantoras Chelsea Dinorath e Selda sairam em alta na noite da gala de premiação do Top Rádio Luanda 2022, que aconteceu na Tenda da Bahia de Luanda. Por unanimidade, o Conselho de Avaliação atribuiu o prémio carreira à Gabriel Tchiema numa noite que também consagrou como vencedores Nikila de Sousa, Texas, Halison Paixão, Baló Januário e Miguel Buila.

19/03/2023  Última atualização 09H07
Chelsea Dinorath e Selda em alta no Top Rádio Luanda 2022 © Fotografia por: Luis Damião | Edições Novembro

Ao levar os prémios nas categorias, "Voz Feminina do Ano” e "Voz Feminina Revelação”, Chelsea Dinorath mostrou ser o novo fenómemo da música angolana. A dona do sucesso "Sodade” viu o seu curto percursco artístico coroado e nas dedicatórias, o actor e político, Raúl Danda. Selda neste regresso do concurso com os temas "Te Esquecer” e "Namora Comigo” arrebatou os troféus nas seguintes categorias: "Melhor Balada” e "Melhor Afrojazz” a última já conquistou em edições passadas.

O Semba foi a última categoria a ser anunciada e ficou marcada pelo facto inédito, uma música instrumental consagrar os vencedores a dupla Texas e Tatá de Almeida, com o "Choro do Semba”. Na Kizomba, o sucesso "Cibernética” proporcionou o troféu à Nikila de Sousa, enquanto "Coração de Pedra” abençoou mais uma vez Miguel Buila na "categoria Gospel”.

Baló Januário conquistou na categoria Folclore, enquanto Halison Paixão ficou com a Voz Masculina do Ano e o sucesso "Doce Morena” determinou este resultado. Estes artistas brindaram os presentes com as canções

Ao levar o prémio da categoria de melhor versão, Jojó Gouveia foi o primeiro vencedor da noite, com a música, "Perdão” um original de Eduardo Paím. As músicas "Minha Vida”, "Ai Trabalha” e "Cavalo de 2030” levaram Gerilson Insrael, Os Ingomblock e Real Drogadinho a serem contemplados nas categorias Gheto Zouk, Afrobeat Fusion e Kuduro. Anderson Mário, Biura e Deezy conquistaram as categorias Voz Masculina Revelação, R and B e Rap, deste trio de artistas, Anderson Mário foi representado pela esposa para receber o troféu.

 

Satisfação dos vencedores

Chelsea Dinorath, que arrebatou dois prémios na primeira participação do Top Rádio Luanda, disse que se sente muito feliz pelo primeiro filho que recebe. "Eu não trabalho para prémios, e isso foi uma consequência do trabalho árduo que fiz com a minha equipa durante o ano todo, agradeço pela oportunidade e se Deus quiser esse prémio será o primeiro de muitos. Estou com as emoções a flor da pele, e não estou a conseguir prolongar os meus argumentos”, frisou.

A cantora revelou que está a trabalhar no seu EP, e já com data para o lançamento, disse que vai contar com participações de outros artistas renomados e conhecidos da nossa praça. Acrescentou ser um prémio esperado e do mesmo jeito não esperava. "Sim e Não, digo não pela imensidão do Top. E sim porque eu valorizo muito o meu trabalho e ganhar essas categorias mostrou o quanto tenho esforçando-me bastante para conquistar o público”, ressaltou.

Hernany Hendrix responsável dos "Ingomblock”, alegre pelo prémio merecido, agradeceu ao soberano e a todos os que voltaram pelo trabalho feito do grupo. "Isso motiva-nos para continuar a trabalhar, e que este ano tem muitas novidades a caminho. Dedico esse prémio a todos os fãs que sempre acreditaram no trabalho do grupo, e sem eles não seria possível, especialmente dedicamos para as nossas progenitoras que apoiam incansavelmente o trabalho que fizemos”.

Reforçou ainda, que o grupo continua a trabalha e como novidades estamos a preparar o álbum intitulado "Tudo Pelo Município”, com participação de artistas nacionais e internacionais. Temos ainda uma nova música "Tambuleleno” em representação a cultura as tradições das nossas raízes.

O grupo Real Drogadinho, fez o cavalo andar no Top Rádio Luanda, conquistando a categoria do melhor Kuduro do ano com a música "Cavalo de 2030”, sem acreditar na vitória a emoção tomou conta. "Não pensamos que poderíamos ganhar essa categoria, uma vez que a musica parecia não ter sentindo, a principio desacreditamos, mas o desafio foi lançado e hoje a musica tem tido sucesso e uma aderência em alta”, disse Djs Sandro mix.

O grupo Real Drogadinho, aproveitou o momento para anunciar como novidade o lançamento da "EP” com sete faixa, o vídeo clipe que esta em andamento para o próximo mês. Rivaldo um dos elementos do grupo referiu que a inspiração da dança e da composição da musica foi dos amigos. "Os meus amigos sempre que dançam, eu crio um adoço para eles, e isso se torna musica, e é desse jeito que aconteceu com o Cavalo de 30”.

Com uma voz que encantou a noite de gala, arrebatando o prémio da voz masculina do ano, Halison Paixão frisou que se sente lisonjeado por concorrer com pessoas que tem como ídolos no music call angolano, como Totó e Paulos Flores. "É uma honra muito grande vencer nessa categoria, estou satisfeito e feliz. Me esforço o suficiente para compor música de qualidade e agradeço a todos que acreditam em mim e no meu trabalho”, acrescentou que a sua musica "Alma Gémea” tocou nas pessoas e têm recebido muito bem, e as pessoas continua a ir buscar o meu trabalho e isso é muito satisfatório. Não esforçou nada, canto de um jeito natural.

Halison Paixão disse que vai continuar a fazer musicas com qualidade e tocar nas pessoas, porque o angolano gosta um trabalho de qualidade, e a musica "Doce Morena” me inspira a continuar a escrever e a cantar. "Para o ano de 2023 estarei mais presente e lançarei novas musicas e continuarei a deixar orgulhoso o mercado, continuando a levar a bandeira da nação e as nossas musicas para outros cantos do país”.

O autor do sucesso "Cibernética” Nikila de Sousa, que ganhou a categoria Kizomba, deixando atrás Halison Paixão e Anna Joyce, na reportagem ao Jornal de Angola, disse que que ser vencedor dessa categoria com concorrentes muito forte, é uma honra e sem como expressar a imensa alegria que sente. "Nunca me sente assim, estou a tremer, em condições normais falo muito. Colocamos sempre a fé, e ela nunca para, mais não foi fácil, por causa dos candidatos que eram muito forte”. O musico revelou ainda para o ano em curso esta a trabalha no lançamento da sua obra discográfica para o primeiro semestre.

Os músicos Texas e Tatá de Almeida levaram o galardão do "Melhor Semba” e não esconderam a felicidade com a vitória conseguida. Tatá de Almeida sente-se surpreendido com a vitória e conseguida, "a música não foi feita com esse propósito, sendo que nasceu em brincadeira de estúdio, numa altura em que faleceram os nossos músicos Waldemar Bastos e Carlos Burity. Fizemos em memória deles. Dedicamos o prémio aos instrumentistas, porque mostrou que é possível os guitarristas vencerem também”.

A música "Choro do Semba” lançada e publicada no ano de 2020 continua a fazer sucesso até hoje, Tata Almeida disse que o prémio é um incentivo para continuar a trabalhar. "Eu sou amador mais os meus amigos são profissionais, como tenho a musica como um hobby vamos continuar a trabalhar para contribuímos emproo da cultura nacional”, referiu. Texas deixou de ser uma promessa e hoje é uma certeza na música nacional como guitarrista e produtor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura