Política

Chefes de Estado falaram do reforço da cooperação

César Esteves

Jornalista

Os Presidentes João Lourenço e Paul Kagame mantiveram, domingo, aqui em Kigali, um encontro de cortesia, durante o qual abordaram a necessidade do reforço das relações entre os dois Estados-membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

12/08/2024  Última atualização 09H27
João Loureço, Presidente da República de Angola e Poul Kagame, President do Rwanda, em Kigali © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro

O encontro entre os dois Chefes de Estado aconteceu no Palácio Presidencial do Rwanda, antes do início da cerimónia de posse de Paul Kagame para um novo mandato de cinco anos.

Em declarações à imprensa angolana à volta do referido encontro, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, adiantou que os dois Presidentes analisaram os passos até aqui marcados para o reforço das relações entre os dois países, assim como projectaram outros no quadro do reforço dessas relações.

"Como sabem, nós já tivemos uma reunião da Comissão Mista, aqui mesmo em Kigali, assim como temos já assinado vários instrumentos jurídicos que passaram pelo Conselho de Ministros e pela Assembleia Nacional", observou o chefe da diplomacia angolana, sublinhando que os dois estadistas conversaram, também, sobre o diferendo entre aquele país da África Oriental e a vizinha República Democrática do Congo(RDC), cujo mediador, indicado pela Uniao Africana, é o Presidente João Lourenço.

"Os dois Chefes de Estado abordaram, ainda, a questão de paz e segurança no Leste da República Democrática do Congo", destacou.

Sobre este assunto, Téte António disse que João Lourenço e Paul Kagame analisaram, em concreto, os progressos alcançados, até agora, no âmbito do novo cessar-fogo conseguido pela mediação angolana, para aquela região fustigada pelo movimento rebelde M23, assim como a perspectiva do curso do mesmo processo. "Este foi um dos objectivos do encontro entre os dois Chefes de Estado", declarou.

Em relação ao andamento do novo cessar-fogo na região Leste da RDC, o ministro das Relações Exteriores assegurou que continua a haver vontade política da parte do Rwanda e da RDC para se colocar termo à crise que afectou as relações entre os dois países vizinhos.

"Vamos andando devagar. Há certas acções, que estamos a empreender, que vão fazer com que cheguemos aos resultados almejados", ressaltou o chefe da diplomacia angolana, para quem é importante que se trabalhe para a conquista de uma paz definitiva.

"Cessar-fogo podemos ter muitos, mas é preciso haver vontade política entre as partes para a conquista da paz, pois o medianeiro, por si só, não consegue fazer muito se as próprias partes não tiverem esta consciência", frisou.

João Lourenço entre os 22 Chefes de Estado presentes

Um total de 22 Chefes de Estado, entre os quais o Presidente João Lourenço, marcou presença na cerimónia de posse de Paul Kagame para o novo mandato de cinco anos (2024-2029).

O Presidente João Lourenço, que mereceu destaque no discurso de posse de Paul Kagame, devido aos esforços do Governo angolano para pacificar a região Leste da RDC, chegou a Kigali, capital do Rwanda, no princípio da tarde de domingo e foi recebido, no aeroporto, pelo Primeiro- Ministro rwandês, Édouard Ngirente.

O Estádio Nacional de Amahoro, que testemunhou a qualificação de Angola para o Mundial da Alemanha de 2006, teve a sua capacidade de 45 mil espectadores lotada com cidadãos rwandeses vindos de todo o país.

As medidas de segurança foram apertadas e como consequência as delegações presidenciais só tiveram direito a dois passes de acesso para os seus órgãos de comunicação social. Os órgãos não contemplados, como foi o nosso, tiveram de acompanhar a cerimónia pela TV e outros canais disponibilizados pela organização do evento.

Paul Kagame e a esposa, Jeannette Kagame, fizeram-se ao Estádio Amahoro por volta das 15h00, sob fortes aplausos da multidão presente no recinto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política