O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMG-FAA), Altino dos Santos, defendeu, sexta-feira, em Luanda, que o país deve continuar a redobrar a vigilância e organização, aumentar o nível de controlo interno, bem como melhorar a eficácia da instituição militar.
Na ocasião, o general de aviação reafirmou o compromisso para o fortalecimento das capacidades de defesa: "Quero reafirmar o meu compromisso com o fortalecimento das nossas capacidades de defesa e com a demanda dos nossos militares”.
Altino dos Santos disse que as Forças Armadas Angolanas têm um papel importante na consolidação da democracia, contribuindo para a estabilidade política e social do país, além de actuarem na protecção das fronteiras, no combate ao terrorismo, no apoio às comunidades carentes, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento científico e tecnológico da Nação.
"As Forças Armadas colaboram com as missões de paz das Nações Unidas e União Africana em diversos países, como Moçambique, RDC e, num passado recente, o Lesotho, levando ajuda humanitária e segurança às popuklações necessitadas”, acrescentou o general, sublinhando que a instituição é formada por homens e mulheres dedicados e leais à Pátria, um símbolo da unidade nacional.
O chefe do Estado-Maior General frisou que as FAA, desde a sua criação, têm demonstrado elevada capacidade e prontidão combativas para vencer quaisquer desafios na defesa dos superiores interesses da Nação, garantindo a paz e a estabilidade nacional, sob orientação do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, João Lourenço.
Altino dos Santos destacou a figura de Agostinho Neto, considerando que a obra "inapagável” do primeiro Presidente de Angola representa, para os membros da instituição castrense e gerações vindouras, "uma experiência viva de um brilhante exemplo a seguir”, principalmente no quadro do "reforço da disciplina militar, com o objectivo de elevar a motivação das tropas, os ensinamentos proporcionados desde os primórdios da Independência”.
"Hoje, mais do que nunca, estas questões são colocadas de forma acentuada, porquanto não se pode contar com Forças Armadas que estejam à altura da enorme responsabilidade perante a defesa da Pátria sem disciplina, sem organização, sem comandantes e chefes competentes, sem soldados comprometidos com o dever e altamente moralizados para o cumprimento das missões em quaisquer circunstâncias do contexto operacional”, apontou.
Aos soldados da Pátria, Altino dos Santos exaltou a valentia e patriotismo demonstrados, evidentes na postura digna e responsável diante de qualquer desafio e o cumprimento do dever militar com motivação e entusiasmo, galvanizados pelo valor que a defesa da Pátria representa.
O general de aviação expressou o respeito e admiração pelos militares que servem o país com honra e dignidade, ao homenagear todos os que deram a vida pela liberdade e soberania do povo angolano.
Por último, Altino dos Santos reiterou os agradecimentos pela convicção de que as FAA vão continuar a fortalecer a capacidade operacional, organizativa e técnica para garantir o cumprimento da nobre missão, "imbuídas do inabalável fervor patriótico”.
Após o discurso de abertura feito pelo chefe do Estado-Maior General, os oficiais foram convidados a acompanhar uma palestra sobre "A criação das Forças Armadas Angolanas e o seu papel na Defesa da Soberania”, tendo como orador o tenente-general Miguel Júnior "Michel”.
Participaram na actividade os chefes do Estado-Maior General adjuntos das FAA, 2º comandante-geral da Polícia Nacional, comandante do Exército, juízes conselheiros do Supremo Tribunal Militar, vice-procurador-geral da República para a Esfera Militar, representantes dos comandantes da Força Aérea e da Marinha de Guerra Angolana, presidente do Conselho Superior de Disciplina, oficiais generais e almirantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.