Política

Chefe de Estado tem encontro com conselheiro de Segurança

Fonseca Bengui | Washington

Jornalista

O Chefe de Estado angolano reúne hoje, em Washington, primeira etapa da sua visita aos EUA, com o Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente do norte-americano, Jake Sullivan.

20/09/2021  Última atualização 08H08
Uma das ruas de Washigton, cidade que acolhe o Presidente da República © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
Os Estados Unidos reconhecem os esforços de Angola na consolidação da paz e segurança na Região dos Grandes Lagos. João Lourenço assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).


Ainda hoje, o Chefe de Estado recebe, em audiência, o presidente da organização African Parks, Peter Fearnhead e o presidente da Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), John Gantt.


Tem também um encontro com o senador Chris Coons (Democrata- Delaware).


A agenda do Presidente João Lourenço inclui ainda hoje visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e saudação da família Tucker, de Hampton, Virgínia, descendentes dos primeiros escravos provenientes de Angola.


Homenagem da ICCF


O Presidente João Lourenço é homenageado, hoje, em Washington, capital dos Estados Unidos, pela Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente (ICCF), durante a  gala anual.


João Lourenço, que está na capital americana desde sábado, discursa na gala, que junta diversos grupos, tanto liberais como conservadores, democratas e republicanos, empresas, ONG, celebridades americanas e voluntários que trabalham a favor da conservação do ambiente.


Está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a organização African Parks e o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente.


A secretária de Estado para o Ambiente, Paula Francisco Coelho, disse que a ICCF é uma organização que lida com Governos e ONG para influenciar a legislação, sobretudo relacionada com a do Ambiente.


Explicou que a organização fez parte da expedição realizada em Angola, em 2018, para expor as áreas de conservação.
"Dentro desta plataforma e das negociações houve um acordo com a African Parks para o Parque Nacional do Iona", acrescentou.


O reconhecimento da ICCF às acções do Governo do Presidente João Lourenço surge depois de congressistas norte-americanos terem visitado Angola, em Agosto deste ano. O grupo de sete congressistas, chefiado por Karen Bass, líder da Subcomissão para África, Saúde Global e Direitos Humanos, foi recebido em audiência, a 21 de Agosto, pelo Presidente da República.


No continente africano, além de Angola, a Fundação Internacional para a Conservação do Ambiente desenvolve acções a favor da conservação do ambiente no Quénia, Uganda, Moçambique, Malawi, Namíbia, África do Sul, Zâmbia, Tanzânia e Botswana.


Encontros no Congresso

Para amanhã, João Lourenço tem encontros na sede do Congresso dos Estados Unidos. O Chefe de Estado reúne com a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, com o líder do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, o democrata Gregory Meeks.

Ainda no Congresso americano, o Chefe de Estado reúne com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menendez.



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política