O Embaixador da República de Angola na Federação da Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes, Augusto da Silva Cunha, entregou, esta terça-feira, as cartas credenciais ao presidente da Mongólia, Ukhnaagiin Khürelsükh, para dar início às funções naquele Estado, na condição de embaixador não-residente.
O Presidente da República, João Lourenço, solidarizou-se, sexta-feira, com as vítimas da tempestade tropical Freddy, em Moçambique e no Malawi, que resultou em várias mortes, deslocados e na destruição de importantes infra-estruturas.
Em mensagens separadas, dirigidas aos homólogos de Moçambique, Filipe Nyusi, e do Malawi, Lazarus Chakwera, o Chefe de Estado angolano informa que acompanha com preocupação os últimos acontecimentos decorrentes da passagem da tempestade tropical Freddy.
Na missiva ao Presidente Filipe Nyusi, João Lourenço refere-se ao facto de a tempestade ter causado, em Moçambique, a morte de dezenas de cidadãos.
Noutra carta, ao Presidente Lazarus Chakwera, o Chefe de Estado angolano sublinha a morte de centenas de cidadãos na República do Malawi que "deixou igualmente milhares de deslocados”.
"Partilho (…) a dor dos familiares das vítimas deste trágico acontecimento”, lê-se na missiva em que o Estadista angolano expressou "sentidas condolências” às famílias enlutadas.
Freddy é uma das tempestades mais fortes já registadas no Hemisfério Sul. Atingiu o Centro de Moçambique no sábado, causando inundações generalizadas, antes de se mover para o interior, em direcção ao Malawi, com chuvas torrenciais que causaram deslizamentos de terra.
O número de mortes no Malawi em consequência da passagem do ciclone tropical Freddy, desde domingo até ontem chegava a 326, segundo as autoridades malawis do Departamento de Gestão de Catástrofes (DoDMA).
Em comunicado, o DoDMA refere que, desde quarta-feira, há ainda registo de 201 desaparecidos e 774 pessoas sofreram vários ferimentos. O país iniciou um período de luto nacional em memória das vítimas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, segunda-feira, em audiência, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Pereira, para avaliação das cooperações bilaterais existente entre os dois países.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Pelo menos, 4.434 famílias carenciadas do município do Rivungo, que dista há mais de 700 quilómetros da capital do Cuando Cubango (Menongue) começam a beneficiar, a partir de primeira quinzena do mês de Abril, das transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social, denominado Kwenda.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar com 100 milhões de dólares na próxima década a luta contra o terrorismo na África Ocidental, anunciou, esta terça-feira, a vice-presidente, Kamala Harris.
O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Mushingi, destacou, esta terça-feira, em Luanda, a dimensão da Edições Novembro no sector da comunicação social angolana, durante uma visita à empresa.