Luanda acolhe, desde o princípio da manhã desta segunda-feira, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para avaliar o plano estratégico e as reformas da organização.
O Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado no Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, vai ser inaugurado no final deste ano, informou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço.
O Presidente da República, João Lourenço, regressou, quarta-feira, ao país, proveniente de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), depois de ter participado na Semana da Sustentabilidade, fórum dedicado ao ambiente.
Acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano recebeu, no aeroporto, cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Governo, entre outras entidades.
João Lourenço deixou sábado o país, com destino à capital política dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde desembarcou no domingo.
O Chefe de Estado angolano reuniu-se com o homólogo emirati, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, tendo analisado o reforço da cooperação bilateral.
No quadro da participação na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, o Presidente João Lourenço interveio no painel sobre Energia Limpa em África ao lado do Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
No painel, João Lourenço reafirmou o compromisso de Angola com o uso de 77 por cento de energias renováveis, até 2025. Actualmente, o país produz 76 por cento de energia a partir de fontes amigas do ambiente.
Durante o fórum, a organização procedeu à entrega dos Prémios Zayed de Sustentabilidade, sendo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a entidade convidada para fazê-lo ao vencedor na categoria de Águas, atribuído a um dos projectos do Bangladesh.
A entrega de prémios foi um momento único em que mais líderes africanos como o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, foram convidados a fazê-lo aos vencedores nas restantes quatro categorias de Energia, Saúde, Alimentação e Escolas Secundárias Globais.
À margem da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, o Chefe de Estado angolano manteve encontro com o homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, com quem trocou impressões sobre a situação política vigente naquele país, marcada por acções terroristas, principalmente, a Norte.
No rescaldo da presença do Presidente João Lourenço em Abu Dhabi, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, considerou o balanço encorajador.
Sublinhou a assinatura de acordos entre Angola e os EAU nos sectores dos Transportes e da Energia e Águas.
Em declarações à imprensa, o chefe da diplomacia angolana destacou o facto do Presidente João Lourenço ter sido recebido, no dia em que chegou a Abu Dhabi, pelo homólogo dos EAU, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. No entender do ministro, é sinal da boa relação entre os dois Estados e, particularmente, entre as duas entidades.
Sobre a presença do Presidente da República em Abu Dhabi, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que uma primeira etapa teve a ver com a participação na Semana da Sustentabilidade e uma segunda com os contactos e encontros bilaterais.
Angola e os EAU mantêm laços de cooperação em sectores como petróleo e gás, mineiro, comércio, investimento, energia, transportes, agricultura, pescas, banca, telecomunicações e finanças.
Intervenção no Fórum sobre Energias Limpas
Ao intervir no painel sobre energias limpas, na Cimeira da Sustentabilidade, realizada terça-feira, o Presidente da República admitiu que o continente africano, a julgar pelos recursos hídricos que possui, tem possibilidades de construir mais barragens hidroeléctricas e produzir mais energia de fontes limpas.
João Lourenço realçou, igualmente, que "o continente tem felizmente bastante sol, um bem que a natureza oferece para poder transformar este sol em energia com recurso aos painéis solares”.
Acordos de cooperação
À margem da Cimeira da Sustentabilidade, na capital política dos Emirados Árabes Unidos, o Presidente da República, João Lourenço, testemunhou a assinatura de acordos e protocolo a nível do Ministério dos Transportes de Angola com a Abu Dhabi Ports, e do Ministério da Energia e Águas com a Masdar.
Três acordos que prometem ampliar e reforçar a cooperação entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos, em domínios específicos, foram assinados, terça-feira, em Abu Dhabi, no âmbito da missão oficial que o Presidente João Lourenço cumpriu naquele país do Golfo Pérsico desde domingo último.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assinou o acordo que liga o seu sector à empresa Masdar, ao abrigo do qual esta última produzirá em Angola um volume de energia de até 2 Gigawatts, com uma primeira fase de 500 Megawatts.
Ricardo de Abreu, ministro dos Transportes, assinou, em nome do Estado angolano, um instrumento jurídico com a Abu Dhabi Ports Company que vai assegurar uma cooperação mais estreita e troca de informações nas áreas de cooperação já estabelecidas.
Por último, a UNICARGAS vai beneficiar de um programa de reabilitação e modernização por parte da empresa emirati Ad Ports Group, como resultado do correspondente Termo de Compromisso assinado também, na terça-feira.
A parte angolana foi representada por Joaquim Nazaré Pimentel da Piedade, membro da Comissão de Gestão da UNICARGAS.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Luanda acolhe, hoje, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante a qual está previsto um debate político sobre “o papel dos mares e oceanos na projecção internacional” da organização.
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.