Política

Chefe de Estado regressa ao país após participar na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi

O Presidente da República, João Lourenço, regressou, quarta-feira, ao país, proveniente de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos (EAU), depois de ter participado na Semana da Sustentabilidade, fórum dedicado ao ambiente.

19/01/2023  Última atualização 08H15
© Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano recebeu, no aeroporto, cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, de membros do Governo, entre outras entidades.

João Lourenço deixou sábado o país, com destino à capital política dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde desembarcou no domingo.

O Chefe de Estado angolano reuniu-se com o homólogo emirati, Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, tendo analisado o reforço da cooperação bilateral.

No quadro da participação na Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW) 2023, o Presidente João Lourenço interveio no painel sobre Energia Limpa em África ao lado do Chefe de Estado da Zâmbia, Hakainde Hichilema.

No painel, João Lourenço reafirmou o compromisso de Angola com o uso de 77 por cento de energias renováveis, até 2025. Actualmente, o país produz 76 por cento de energia a partir de fontes amigas do ambiente.

Durante o fórum, a organização procedeu à entrega dos Prémios Zayed de Sustentabilidade, sendo o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, a entidade convidada para fazê-lo ao vencedor na categoria de Águas, atribuído a um dos projectos do Bangladesh.

A entrega de prémios foi um momento único em que mais líderes africanos como o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, foram convidados a fazê-lo aos vencedores nas restantes quatro categorias de Energia, Saúde, Alimentação e Escolas Secundárias Globais.

À margem da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi, o Chefe de Estado angolano manteve encontro com o homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, com quem trocou impressões sobre a situação política vigente naquele país, marcada por acções terroristas, principalmente, a Norte.

No rescaldo da presença do Presidente João Lourenço em Abu Dhabi, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, considerou o balanço encorajador.

Sublinhou a assinatura de acordos entre Angola e os EAU nos sectores dos Transportes e da Energia e Águas.

Em declarações à imprensa, o chefe da diplomacia angolana destacou o facto do Presidente João Lourenço ter sido recebido, no dia em que chegou a Abu Dhabi, pelo homólogo dos EAU, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. No entender do ministro, é sinal da boa relação entre os dois Estados e, particularmente, entre as duas entidades.

Sobre a presença do Presidente da República em Abu Dhabi, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, disse que uma primeira etapa teve a ver com a participação na Semana da Sustentabilidade e uma segunda com os contactos e encontros bilaterais.

Angola e os EAU mantêm laços de cooperação em sectores como petróleo e gás, mineiro, comércio, investimento, energia, transportes, agricultura, pescas, banca, telecomunicações e finanças.

 

Intervenção no Fórum sobre Energias Limpas

Ao intervir no painel sobre energias limpas, na Cimeira da Sustentabilidade, realizada terça-feira, o Presidente da República admitiu que o continente africano, a julgar pelos recursos hídricos que possui, tem possibilidades de construir mais barragens hidroeléctricas e produzir mais energia de fontes limpas.

João Lourenço realçou, igualmente, que "o continente tem felizmente bastante sol, um bem que a natureza oferece para poder transformar este sol em energia com recurso aos painéis solares”.

  Acordos de cooperação

À margem da Cimeira da Sustentabilidade, na capital política dos Emirados Árabes Unidos, o Presidente da República, João Lourenço, testemunhou a assinatura de acordos e protocolo a nível do Ministério dos Transportes de Angola com a Abu Dhabi Ports, e do Ministério da Energia e Águas com a Masdar.

Três acordos que prometem ampliar e reforçar a cooperação entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos, em domínios específicos, foram assinados, terça-feira, em Abu Dhabi, no âmbito da missão oficial que o Presidente João Lourenço cumpriu naquele país do Golfo Pérsico desde domingo último.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assinou o acordo que liga o seu sector à empresa Masdar, ao abrigo do qual esta última produzirá em Angola um volume de energia de até 2 Gigawatts, com uma primeira fase de 500 Megawatts.

Ricardo de Abreu, ministro dos Transportes, assinou, em nome do Estado angolano, um instrumento jurídico com a Abu Dhabi Ports Company que vai assegurar uma cooperação mais estreita e troca de informações nas áreas de cooperação já estabelecidas.

Por último, a UNICARGAS vai beneficiar de um programa de reabilitação e modernização por parte da empresa emirati Ad Ports Group, como resultado do correspondente Termo de Compromisso assinado também, na terça-feira.

A parte angolana foi representada por Joaquim Nazaré Pimentel da Piedade, membro da Comissão de Gestão da UNICARGAS.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política