Política

Chefe de Estado recebe embaixadores africanos em fim de missão

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em audiência, ontem, os embaixadores do Quénia e da Guiné, que apresentaram cumprimentos de despedida.

25/06/2022  Última atualização 10H55
Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, dois embaixadores em fim de missão © Fotografia por: Edições Novembro

Trata-se dos embaixadores das repúblicas da Guiné, Edouard Thea, e do Quénia,  Josphat  Maikara, que foram unânimes na afirmação de que deixam Angola com o sentido de missão cumprida.

Josphat Maikara, do Quénia, foi o primeiro a apresentar os cumprimentos de despedida ao Presidente da República de Angola, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, no final da audiência, disse, citado pela Angop, que durante os sete anos à frente da missão contribuiu para que as relações bilaterais entre os dois países fossem reforçadas, unindo as nações e, consequentemente, os povos e empresários.

"Estou satisfeito. Durante os sete anos em que exerci esta função consegui traçar alicerces sólidos para alavancar as relações bilaterais entre os dois países, de tal forma que, daqui em diante, esperamos que as relações entre as Repúblicas de Angola e do Quénia possam crescer cada vez mais”, afirmou o diplomata.

Sobre as relações comerciais entre os dois países, Josphat Maikara considerou "bastante boas”,  destacando o Fórum Empresarial de Negócios Angola/Quénia, realizado em 2019, que já resultou na ida de investidores angolanos àquele país.

A nível do Ministério das Relações Exteriores de Angola, disse que contactos continuam para o reforço da cooperação em várias áreas, com realce para o Comércio e Investimento, Petróleo e Gás, Minerais, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aquicultura e Economia Azul, assim como em género e empoderamento da mulher.

Por seu turno, o embaixador plenipotenciário da República da Guiné, Edouard Thea, enalteceu o apoio prestado pelo Governo angolano durante a permanência em Angola.

"Deixo, sim, Angola com o dever cumprido, no âmbito das relações estabelecidas entre os dois países e no reforço dos sectores da Agricultura, Pescas, Minas e Energias”, sublinhou, acrescentando que um dos pontos mais altos da missão foi a visita oficial do Presidente João Lourenço à Guiné, em 2021, que assinalou uma página decisiva nas relações entre os países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política