Política

Chefe de Estado realça desejo de continuar a cimentar a amizade entre os dois países e povos

Edna Dala | Roma

Jornalista

O Chefe de Estado, João Lourenço, manteve, quinta-feira, um encontro com o presidente da Câmara Municipal de Roma, Roberto Gualtieri, com quem abordou a cooperação e as relações de amizade entre os dois povos, mantidas ao longo de vários anos, tendo lembrado, a propósito, que a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer, em Fevereiro de 1976, a Independência de Angola.

26/05/2023  Última atualização 08H58
Chefe de Estado, João Lourenço © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro | Roma
Na ocasião, João Lourenço assinou o livro de honra, no qual referiu que a sua visita à Câmara Municipal de Roma constitui uma ocasião especial para exaltar os laços fraternos que unem os povos de Angola e da Itália.

"Faço votos de que a amizade, a solidariedade e o respeito mútuo continuem a cimentar a sólida e longa amizade entre as nossas duas nações e sejam a base sobre a qual se projectem as realizações  que satisfaçam os anseios dos nossos povos à prosperidade e à contínua melhoria das suas condições de vida”, sublinhou.

Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Roma, Roberto Gualtieri, disse que abordou com o Chefe de Estado, João Lourenço, sobre a possibilidade do aprofundamento da cooperação e de um memorando entre Roma e Luanda, que permita fazer um intercâmbio de cooperação cultural, desenvolvimento do turismo e no campo social, referindo, a seguir, que "existem muitas áreas que podem ser frutuosas entre as duas cidades”.

Roberto Gualtieri manifestou, ainda, a pretensão de estreitar a cooperação com o Governo Provincial de Luanda. "A cooperação entre Angola e Itália é muito importante e preciosa para Roma”, disse.

Nessa linha de pensamento, afirmou que tem apreciado o desenvolvimento e as reformas em curso em Angola, sustentando que "a cooperação entre Roma e Luanda deve ser desenvolvida ainda mais”. Após o encontro, o presidente da Câmara Municipal de Roma acompanhou o Chefe de Estado, João Lourenço, numa visita ao Museu Capitoline, que conserva uma vasta colecção de obras de arte que retratam a história da cidade, em diferentes fases e contextos. Durante a visita, João Lourenço foi guiado por Roberto Gualtieri aos compartimentos do Museu, com destaque para a sala que conserva a estátua original de Marco Aurélio, principal símbolo romano, Júlio César, a Loba romana (segundo a mitologia romana, amamentou os gémeos Remo e Rómulo).

No Capitoline, o Presidente João Lourenço recebeu explicações sobre o funcionamento e a história por trás de algumas peças que teve o privilégio de apreciar, colocando questões, muitas delas ligadas às qualidades, desempenho e significado histórico de peças com simbolismo e representatividade para o povo italiano. Foi o caso da estátua da Loba a amamentar duas crianças que despertou a   atenção do Chefe de Estado.

Durante a visita à Câmara Municipal de Roma, Gualtieri ofereceu ao Chefe de Estado uma reprodução da estátua de Marco Aurélio, principal símbolo da cidade, e uma caneta em forma de pena, com a qual assinou o livro de honra.

Audiências marcam segundo dia de trabalho

No cumprimento do segundo dia de trabalho em Roma, o Presidente da República recebeu em audiência cinco homens de negócio italianos, com realce para o PCA da petrolífera ENI, Claudio Descalzi.

 João Lourenço recebeu, também, o presidente do Conselho de Administração da empresa Althea Itália, Alessandro Dogliani.

A Althea Itália é uma empresa especializada na gestão integral de hospitais, manutenção de equipamentos hospitalares e formação de quadros de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar.

Foram ainda recebidos o administrador do Grupo Cremonini, Ricardo Zani Cremonini, cuja empresa se dedica à produção de carnes e seus derivados, bem como o presidente do Grupo Leonardo, Stefano Pontecorvo, actuante no mercado da Aviação. O Chefe de Estado recebeu também a presidente do Instituto Bioquímico Giovani Lorenzini, Camila Borghese.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política