Política

Chefe de Estado felicita homólogo ivoiriense Alassane Ouattara

O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou, domingo, o Governo e o povo da Côte d´ Ivoire, pelo seu 62º aniversário de Independência Nacional, assinalados neste domingo.

08/08/2022  Última atualização 07H32
© Fotografia por: DR

Na mensagem, a que o Jornal de Angola teve acesso, João Lourenço sublinha "nesta data de transcendente significado para a Vossa Nação, gostaria de enaltecer os progressos alcançados nos diversos domínios da vida social, económica e política do vosso país".

Refere, igualmente, os incansáveis esforços na busca da estabilidade e da reconciliação nacional entre os ivoirienses. Neste aspecto particular, o Presidente da República expressou ao homólogo Alassane Dramane a vontade de Angola continuar a fortalecer as relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países, para o bem-estar dos respectivos povos.

Acordo de Paz do Chade em Qatar

O ministro das Relações, Téte António, participa, hoje, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, na cerimónia de assinatura do Acordo de Paz entre o Governo do Chade e os movimentos políticos militares, em Doha capital de Qatar.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, enviada ao Jornal de Angola, o ministro das Relações Exteriores deixou, ontem, a capital do país com destino a Doha, para prestigiar a cerimónia em representação do Governo angolano.

De acordo com a Carta-convite endereçada ao chefe da diplomacia angolana, refere o documento, o Acordo de Paz de Doha, a ser rubricado hoje, visa alcançar uma paz abrangente e duradoura na República do Chade e concretizar a esperança e as aspirações do povo chadiano, bem como o direito de viver em segurança e prosperidade.

A nota realça que a cooperação bilateral entre Angola e o Estado de Qatar tem evoluído de forma significativa nos últimos anos, com destaque para o facto dos dois países serem importantes produtores e exportadores de petróleo e gás, uma das áreas que incide, actualmente, a cooperação entre os dois países.

De recordar que o Presidente da República, João Lourenço, efectuou, em 2019, uma visita oficial a Doha, Estado de Qatar. Durante a visita, Sua Alteza o emir do Quatar Sheik Tamim Bin Hamad Al - Thani incentivou os empresários qataris a investirem nos diferentes sectores da economia angolana.

À margem desta visita, foram assinados vários instrumentos jurídicos, com realce para os Acordos nos domínios marítimo e portuário, cooperação técnica, comercial e económica, isenção de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço e o estabelecimento do mecanismo de consultas políticas.

Nesta missão a Doha, em representação do Estado angolano, o ministro Téte António faz-se acompanhar do embaixador Miguel César Domingos Bembe, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, além de altos funcionários do seu gabinete.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política