Política

Chefe de Estado exalta laços de amizade

O Chefe de Estado, João Lourenço, exaltou, ontem, a amizade e solidariedade para com o povo e Governo do Senegal, particularmente com o homólogo Macky Sall, que desempenha, actualmente, as funções de presidente da União Africana (UA), tendo manifestado interesse em aprofundar os laços existentes entre os dois países

05/08/2022  Última atualização 08H22
Chefe de Estado, João Lourenço, envia mensagem a Mack Sall © Fotografia por: DR
Numa mensagem, de que foi portador o ministro das Relações Exteriores, Téte António, o Presidente João Lourenço manifestou a vontade do Governo angolano em aprofundar a cooperação com base em acções concretas de interesse mútuo.

 O Presidente do Senegal, Macky Sall, no encontro com o ministro Téte António, louvou os esforços que Angola tem feito na pessoa do Chefe de Estado, João Lourenço, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, iniciou, no passado dia 27 de Julho, um périplo, na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado, que o levou às Repúblicas da Namíbia, Botswana, Quénia, Etiópia, África do Sul e, agora, do Senegal.

Nessas deslocações, transmitiu ao homólogo do mais Alto Mandatário da Nação angolana os esforços envidados para a estabilização da região, com foco na situação política e diplomática no Ruanda e na RDC, assim como na RCA , além das actividades da União Africana respeitantes ao desenvolvimento e assuntos relacionados com a Paz e Segurança, visando o silenciar das armas.

Noutra mensagem, o Presidente da República, João Lourenço, felicitou, ontem, por ocasião do sexagésimo segundo aniversário da Independência Nacional do Níger, o homólogo Mohamed Bazoum, destacando o desempenho na busca da estabilidade e segurança na região do Sahel.

O Presidente João Lourenço realça, na mensagem, a necessidade de promoção e expansão da cooperação bilateral entre Angola e o Níger. Localizado na zona Centro-Oeste do continente africano, o Níger, que alcançou a sua independência em 1960, é um país rico em urânio, principal produto de exportação, sendo igualmente forte na produção de feijão e cebola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política