Política

Chefe de Estado escreve ao homólogo ivoiriense

Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi entregue ao homólogo da Côte d’Ivoire, Alessane Ouatara.

18/07/2021  Última atualização 07H40
Ministra das Finanças foi recebida pelo Presidente Ouattara © Fotografia por: DR
Foi portadora da missiva a ministra das Finanças, Vera Daves, recebida em audiência, quinta-feira, em Abidjan, pelo Presidente OuatTara, à margem da Cimeira de Chefes de Estado Africanos sobre a nova ronda de reabastecimento de recursos para a Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA-20).

Durante a audiência, Vera Daves transmitiu ao estadista ivoirense o "forte desejo” de Angola reforçar a cooperação e os laços de amizade entre ambos os países.
Para a governante angolana, os dois países devem tirar mais vantagens do potencial que dispõem em vários domínios, concretamente na agricultura, do lado ivoirense, e exploração de recursos minerais, entre outros, da parte angolana.

Durante a estada em Abidjan, Vera Daves teve, também, um encontro com o ministro das Minas, Petróleo e Energia da Côte d’Ivoire, com quem abordou a posição accionista de Angola na Sociedade Ivoiriense de Refinação.
O Presidente Alassane Ouattara convidou, em Novembro, Angola a ocupar o seu espaço no desenvolvimento económico da Côte d'Ivoire, com base em vantagens mutuamente recíprocas, principalmente no sector petrolífero.

O Chefe de Estado ivoiriense fez o convite, em Abdjan, durante o acto de acreditação de André Panzo como embaixador naquele país africano.
Ouattara sublinhou que não deve esquecer-se, igualmente, o papel que os dois países devem ter no domínio da segurança, na luta contra a pirataria no Golfo da Guiné. Este combate, disse, deve ser feito através de mecanismos existentes entre as duas comunidades sub-regionais, nomeadamente a SADC e CEDEAO, de que Angola e a Côte D’Ivoire fazem parte, respectivamente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política