Política

Chefe de Estado destaca esforços do país em mensagem à União Africana

O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, este terça-feira, uma mensagem ao presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, onde destaca os esforços envidados pelo Governo angolano na pacificação da Região dos Grandes Lagos.

03/08/2022  Última atualização 08H12
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, entregou mensagem a Moussa Faki Mahamat © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a que o Jornal de Angola teve acesso, a missiva cujo teor não foi divulgado, foi entregue pelo ministro Téte António, em Addis Abeba, Etiópia.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, tem um encontro marcado para hoje com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a quem fará chegar uma mensagem do Chefe de Estado João Lourenço.

De recordar que Angola assume, actualmente, a presidência da Conferência In-ternacional sobre a Região dos Grandes Lagos, e, através dos esforços desenvolvidos pelo Governo, o Chefe de Estado João Lourenço foi nomeado, recentemente, Campeão da Paz e Reconciliação em África, designado pelos seus pares na Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial.

Uma outra nota, refere que, ainda ontem, o comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye, "louvou" os esforços desenvolvidos por Angola, através do Presidente da República, João Lourenço, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.

O reconhecimento manifestado, durante um encontro entre o comissário da União Africana e o chefe da diplomacia angolana, Téte António, sublinha, nesse sentido, que o Presidente João Lourenço tem cumprido o seu mandato na qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação em África.

Para o comissário Bankole Adeoye, Angola tem levado a cabo a sua mediação de forma coordenada por se revelar um processo complexo, tendo sempre presente a paz, segurança e o desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos.

O responsável elogiou a forma como está a ser conduzido o processo eleitoral no país e agradeceu o convite formulado para a União Africana enviar observadores para acompanharem as Eleições Gerais do dia 24 de Agosto, que contará, pela primeira vez, com a participação de cidadãos angolanos residentes no exterior do país.

No encontro, o ministro das Relações Exteriores, espelhou o papel de Angola na prevenção, gestão e resolução de conflitos em África. Na ocasião, Téte António destacou a realização da Ci-meira Tripartida em Luanda e a reunião da Comissão Conjunta Permanente entre a RDC e o Ruanda, que teve lugar, igualmente, na capital angolana, sob proposta de Angola.

O comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança é responsável por conduzir a formulação e implementação de políticas, programas e estratégias de assuntos políticos, paz e segurança, de acordo com aquilo que são as aspirações da Agenda 2063, bem como os respectivos planos de médio prazo e outros quadros de políticas continentais importantes.

O comissário, lidera também o envolvimento com os Estados-Membros da União Africana e parceiros estratégicos no cumprimento das prioridades continentais nesta área de jurisdição, tendo um alto compromisso com os valores pan-africanos e os princípios orientadores da organização.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política