Política

Chefe de Estado augura uma nova dinâmica nas relações com Senegal

O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou, sábado, uma mensagem de felicitações ao recém-eleito Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Diakhar Faye, augurando uma nova dinâmica nas relações de cooperação entre os dois países.

31/03/2024  Última atualização 08H51
Presidente da República desejou sucessos ao novo estadista senegalês, manifestando a mais alta e fraterna consideração © Fotografia por: Edições Novembro

Na mensagem, cujo conteúdo o Jornal de Angola teve acesso, o Presidente da República escreve: "Tenho o imenso prazer de endereçar-vos as minhas vivas e calorosas felicitações pela vitória aquando das eleições presidenciais que tiveram lugar domingo último”.

João Lourenço considera que a vitória de Bassirou Diomaye Diakhar Faye vem confirmar a justeza dos ideais de justiça social e de patriotismo defendidos no seu projecto político, sufragado nas urnas pelos eleitores senegaleses.

"Estou convencido de que juntos imprimiremos uma nova dinâmica nas nossas relações no sentido da afirmação da nossa soberania e da defesa dos interesses dos nossos povos respectivos”, lê-se na mesma mensagem.

O Chefe de Estado desejou, a finalizar, sucessos ao Presidente eleito do Senegal, manifestando a "mais alta e fraterna consideração”.

Bassirou Diomaye Faye foi confirmado oficialmente, esta sexta-feira (29), pelo Conselho Constitucional, como Presidente eleito do Senegal com 54,28 por cento dos votos.

Toma posse na próxima terça-feira, 2 de Abril, o último dia do mandato do Presidente cessante, Macky Sall.

Eleições no Senegal

O Conselho Constitucional do Senegal confirmou os resultados preliminares anunciados pela Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) no termo da primeira volta das eleições presidenciais de 24 de Março.

Em segundo lugar ficou o candidato da coligação no poder e ex-Primeiro-Ministro, Amadou Ba, que obteve 35,79 por cento dos votos e, em terceiro lugar, Aliou Mamadou Dia, com 2,8 por cento dos votos.

Bassirou Diomaye Faye e Macky Sall encontraram-se na quinta-feira, no Palácio Presidencial, na presença de Ousmane Sonko, o líder da oposição e apoiante do novo Presidente, pondo fim a anos de virulento combate político.

De 44 anos, Bassirou Diomaye Faye passa a ser o mais jovem Presidente do Senegal e representa a primeira vez na história do país que um candidato da oposição é eleito logo à primeira volta das eleições presidenciais.

Libertado da prisão 10 dias antes do escrutínio, juntamente com o seu mentor Ousmane Sonko, Diomaye Faye apresentou-se durante a campanha como "o candidato da ruptura", mas defendeu a "reconciliação nacional".

Sete milhões de senegaleses foram chamados às urnas, no dia 24 deste mês, para escolher o novo Presidente, numa eleição em que os maiores protagonistas não foram a votos.

Entre os 16 homens e uma mulher inscritos nos boletins de voto, os dois favoritos (Bassirou Diomaye Faye e Amadou Ba) foram escolhas pessoais de duas individualidades políticas excluídas do escrutínio, designadamente o Presidente cessante, Macky Sall, e o líder da oposição, Ousmane Sonko.

Amadou Ba concorreu pela coligação no poder, Benno Bokk Yakaar (BBY, Unidos pela Esperança, em wolof), integrada pelo partido do Presidente Macky Sall, que prontamente reconheceu a vitória do adversário.

Na primeira aparição pública, desde o anúncio da vitória, Bassirou Faye prometeu que o país continuaria a ser "o aliado seguro e fiável" de qualquer parceiro estrangeiro "que se empenhe numa cooperação virtuosa, respeitosa e mutuamente produtiva".

O Senegal é um país da África Ocidental com cerca de 18 milhões de habitantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política