Política

Chefe da Casa Militar entrega viaturas para a fiscalização

Lourenço Bule

Jornalista

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Furtado, procedeu, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, à entrega de seis viaturas do tipo pick-up, modelo Land Cruiser, para o reforço da fiscalização às infracções contra a fauna e flora nos parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana.

16/03/2023  Última atualização 08H55
Viaturas fazem parte de um conjunto de 27 a serem distribuídas aos nove parques nacionais do país © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novenbro

A cerimónia de entrega, na última segunda-feira, foi testemunhada pelos ministros  do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e do Interior, Eugénio Laborinho, além do comandante-geral da Polícia Nacional (PN), Arnaldo Manuel Carlos, do 2º comandante do Exército, tenente-general João Cruz da Fonseca e do governador do Cuando Cubango, José Martins.

O Jornal de Angola apurou que as viaturas entregues fazem parte de um leque de 27 a serem distribuídas para reforçarem a fiscalização nos nove parques nacionais que o país possui.

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República disse que o Ministério do Ambiente está a organizar os parques nacionais em todo o país em estreita colaboração com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas Angolanas (FAA) para melhor protecção dos recursos faunísticos e florestais.

Francisco Furtado assegurou que, com as viaturas, os fiscais ambientais terão mais capacidade de resposta para o combate da caça furtiva e outras agressões ao ambiente que se regista nos parques nacionais do Luengue-Luiana e Mavinga, bem como do abate e queimadas anárquicas das florestas.

"A província do Cuando Cubango tem sido muita afectada em acções de cortes irregulares de madeira, bem como com a caça furtiva que tem sido uma acção desestabilizadora dos parques nacionais do país”, disse.

O chefe da Casa Militar do Presidente da República disse ser necessário que os fiscais ambientais se engajem, cada vez mais, no desenvolvimento da sua nobre missão, que recai, principalmente, na protecção da fauna e flora da província do Cuando Cubango que é muito rica e por ser a região angolana onde está a ser desenvolvido o maior projecto transfronteiriço de conservação ambiental, o Okavango/Zambeze (KAZA).

 

Constrangimentos

A ministra do Ambiente disse que o país conta com 12 áreas de conservação e nove parques nacionais que se debatem com problemas de transporte, recursos humanos, infra-estruturas e, em alguns casos, défice em termos de animais, com excepção dos parques nacionais do Luengue-Luiana e Mavinga.

Além da potencialização dos parques nacionais com mais efectivos, viaturas todo-o-terreno e outros meios de trabalho, Ana Paula de Carvalho disse ser, igualmente, urgente a sua repovoação.

"Estamos a trabalhar para encontrar as soluções necessárias para minimizar os problemas que os parques nacionais atravessam”, garantiu a ministra, que apelou para a conservação das viaturas ora entregues, para que possam ter um longo ciclo de vida útil, apesar da grande extensão territorial dos parques nacionais do Luengue-Luiana e de Mavinga.

Ana Paula de Carvalho salientou ser pretensão do seu pelouro trabalhar com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias  de Informação e Comunicação Social para o fornecimento de informações em tempo record dos locais que necessitam da intervenção dos ficais ambientais, para que os meios a serem adquiridos para o apoio da fiscalização possam ser usados de forma razoável.

"Com estes veículos, estamos ampliando a fiscalização ambiental para evitar o desmatamento e a caça furtiva que tem assolado nos últimos tempos as áreas de conservação animal do país e do Cuando Cubango em particular”, disse a ministra do Ambiente.

O governador do Cuando Cubango, José Martins, agradeceu o gesto e reconheceu que, com os meios recebidos, a equipa de fiscalização daqueles dois parques nacionais está mais fortalecida para o cumprimento integral da sua missão.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política