Política

Chefe da Casa Militar encerra visita à República da Sérvia

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.

29/01/2023  Última atualização 15H50
Ministro de Estado e chefe da Casa Militar entregou uma missiva do Presidente João Lourenço ao Chefe de Estado sérvio © Fotografia por: DR
Durante a estada em Belgrado, Francisco Furtado entregou ao Vice Primeiro-Ministro para a Área da Política Externa e de Segurança da Sérvia, Ivica Davic, uma missiva do Presidente João Lourenço, dirigida ao Chefe de Estado sérvio, Aleksandar Vucić. Na sequência, ambos abordaram questões de interesse bilateral.

Ainda em Belgrado, o ministro de Estado foi recebido pelo ministro da Defesa da República da Sérvia, Milos Vucević, tendo a ocasião servido para ambos abordarem o desenvolvimento das relações de cooperação bilateral a nível da Defesa.

No prosseguimento do programa de trabalho em território sérvio, Francisco Furtado manteve, ainda, vários encontros com os presidentes das companhias sérvias com representação em Angola, entre as quais a Yumco, Vlatacom, Jomil, Planum e a Yogoimport. As reuniões serviram para dar tratamento a questões pendentes e de vária ordem, no domínio da Defesa e reconstrução nacional.

Na reunião que manteve com o decano da Faculdade de Engenharia Mecânica da Sérvia, Vladimir Popović, foi estudada a possibilidade de formação de quadros militares angolanos na Sérvia, bem como feita a apresentação de projectos desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia Mecânica local, para uma possível cooperação com Angola a nível comercial e militar.

No segundo e último dia de visita à Sérvia, Francisco Furtado deslocou-se ao polígono Nikinci, tendo assistido a uma exibição do funcionamento de material bélico produzido na Sérvia, e que pode ser comercializado no âmbito dos acordos bilaterais entre os países.

Na etapa final da estadia em território sérvio, o chefe da Casa Militar do Presidente da República reuniu com os cadetes angolanos em formação no Instituto Tecnológico Militar e na Academia Militar da República da Sérvia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política