Desporto

CHAN: Senegal pode garantir presença nos “oitavos”

Paulo Antônio Pereira Pinto |*

*Embaixador aposentado, autor de “Percurso Diplomático Diferenciado pela África”, 2021, Editora AGE

O triunfo sobre a candidata Côte d'Ivoire no desafio de estreia (1-0) pode ser motivador para a selecção do Senegal garantir, hoje, o passe para os oitavos-de-final da sétima edição do Campeonato Africano das Nações, CHAN, que decorre na Argélia.

18/01/2023  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR


 

 

Para o efeito, bastará que vença o combinado do Uganda no jogo da segunda jornada do grupo B, marcado para as 19h00, no Estádio 19 de Maio 1956, em Argel.

Os senegalenses são favoritos à conquista dos três pontos e consequente qualificação à fase seguinte. A qualidade de jogo apresentado no embate ante os ivoirienses faz prevê  que hoje à noite, no Estádio 19 de Maio 1956, teremos, mais uma vez, um Senegal forte e disposto a fazer o plano na competição reservada a atletas que competem nas provas dos respectivos países. 

Ainda assim, os senegaleses não devem"cantar" vitória  antes do tempo, pois os ugandeses, que na ronda anterior repartiram pontos com os congoleses democráticos, empate sem golos, têm, igualmente, uma palavra a dizer no referido grupo. Ou seja, podem, perfeitamente, garantir uma das duas vagas da série para os oitavos-de-final.  

Com base nisso, espera-se por um desafio bastante disputado entre senegaleses e ugandeses.

O dia de jogos do grupo B abre às 16h00, no mesmo estádio, com o duelo entre as selecções da República Democrática do Congo e da Côte d´Ivoire. Ambas vêm de resultados diferentes na estreia. Os congoleses empataram sem golos diante dos ugandeses e os ivoirienses perderam frente os senegaleses por uma bola a zero.

A derrota na estreia complicou a vida ao combinado da Côte d´Ivoire. Por isso, os Elefantes estão obrigados a vencer esta tarde os Leopardos da RDC, sob pena de verem "esfumar" a pretensão em marcar presença nos oitavos-de-final da prova.

Os congoleses democráticos entram para o jogo desta tarde em desvantagem pontual sobre o adversário. Mas isso, por só, não garante que tenham a vitória garantida. Nada disso. A luta pelos três pontos, até porque vão jogar primeiro que o líder Senegal, deverá ser a divisa da equipa, pois os ivoirienses não vão querer definir o seu destino na competição africana na tarde de hoje.

 Moçambique vence     

Ontem, na abertura do Grupo A, Moçambique, outra selecção lusófona presente no CHAN 2023, venceu à sua congénere da Líbia, por 3-2, em jogo valido para a segunda jornada. Com o triunfo ante os líbios, os moçambicanos somam 4 pontos, pois na estreia haviam  repartido pontos (0-0) com a Etiópia.

Pedro Augusto

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto