Desporto

CHAN: Congo e Níger polarizam atenções dos adeptos

António de Brito

As selecções do Congo e do Níger protagonizam, hoje, às 20h00, o jogo de destaque do Grupo E do CHAN da Argélia, a decorrer na cidade de Oran.

20/01/2023  Última atualização 08H46
Congo e Niger, o jogo promete © Fotografia por: DR

Depois do tropeço diante dos Camarões, por 1-0, o Congo joga o tudo ou nada, com o intuito de redimir-se do desaire da ronda passada. Mas reencontra um Níger determinado e focado nos três pontos, depois da folga na jornada anterior, por imperativo de calendário.

Contudo, os nigerianos jogam a pressão para o lado dos congoleses, que caso percam o jogo fazem as malas e regressam à procedência (Brazzaville). Atendendo aos intentos de ambas as equipas vai ser, seguramente, um jogo intenso do primeiro ao último minuto.

Mas as coisas estão mais complicadas para os Diabos Vermelhos, designação oficial do Congo (Brazzaville), pois, fazem o último jogo do agrupamento, já o Níger tem mais um desafio por realizar diante dos Leões Indomáveis (Camarões). Na eventualidade de o vizinho Congo vencer o confronto ante o Níger terá de fazer figas, para que o Níger ganha aos Camarões por uma margem folgada  de golos, para carimbar o passaporte para os "oitavos”.

Sem desprimor ao Níger e ao Congo, a Selecção Camaronesa é clara favorita a transpor à fase seguinte do CHAN.

O que é pouco provável, a julgar pelo histórico dos Camarões, que ambicionam à conquista do título inédito da Taça CHAN.

Mas o futebol tem sido fértil em surpresas. Nem sempre, os mais fortes acabam por superiorizarem-se aos menos capazes. No Mundial do Qatar, por exemplo, a selecção francesa, detentora do título, perdeu a final para Argentina.

Os Camarões são os líderes do grupo, com três pontos, Níger e Congo ocupam as posições seguintes, sem qualquer ponto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto